A 3ª Lei do Marketing

“É melhor ser o primeiro na mente do consumidor do que o primeiro no mercado”.

Não basta simplesmente lançar o primeiro produto de uma categoria, e nem criar uma categoria na qual é possível ser o primeiro (veja as 1ª e 2ª Leis do Marketing).

Tudo isso deve ser usado para entrar primeiro na mente das pessoas, um exemplo disso é uma pergunta bem simples: será que vocêsabe o nome da empresa que lançou no mercado o primeiro computador?

Supondo que entre 10 pessoas que vivem ou utilizam inforática no dia a dia e se interessaram por computadores, as dez pessoas daria como resposta aA IBM.

As dez pessoas que responderam IBM erraram, porque na verdade, o primeiro computador comercial foi um equipamento chamado Univac, e era da empresa Sperry Rand.

Esse nome não é familiar para ninguém porque, apesar de ter sido o primeiro em sua categoria, não foi lançada uma campanha maciça, mas foi o lançamento de uma campanha maciça que fez a IBM, e assim se tornou a primeira na mente dos consumidores.

Da mesma forma, o primeiro computador pessoal foi uma máquina chamada Mits Altair 8800, mas quantos ouviram falar do Mits Altair 8800?

Quem entrou na mente das pessoas foi a Apple, um nome simples, simpático e fácil de lembrar, e essa é a Lei da Mente.

A conclusão disso é que se quiser causar impressão, não se aproxime devagar, ataque, essa é a terceira lei do marketing.