A desidratação tem como seu principal alvo crianças de 0 a 5 anos, depois de crises de vômito ou de diarreia deve-se repor a perda de água e sais minerais, e uma maneira simples, barata e eficaz de fazer isto é através do soro caseiro, mas nem todos sabem como fazer, então basta ler a receita abaixo.
Siga este passo a passo:
*Misture em um litro de água mineral, filtrada ou fervida com uma colher (do tipo de cafezinho) de sal e uma colher (do tipo de sopa) de açúcar.
*Misture bem e dê para a criança em pequenas doses, tipo 30 ml por vez.
*Exagerar nas medidas pode provocar convulsão em uma criança desidratada, uma vez que ela já está com o intestino fraco, por isso, para evitar erros ou exageros nas doses de sal ou açúcar, peça uma colher-medida nos postos de saúde de governo.
Num um copo com água filtrada coloque uma medida rasa de açúcar (lado maior da colher) e uma medida rasa de sal (o outro lado da colher).
*O soro caseiro é usado para combater a desidratação em casos de intoxicação alimentar, insolação ou diarreia ou vômitos.
Mas tenha atenção:
*Se o vômito ou a diarreia pararem logo, procure imediatamente o posto médico mais próximo de sua casa, é preciso que todos saibam que a desidratação mata!
*O melhor soro é o soro para reidratação oral -SRO (OMS-1971), distribuído nos postos de saúde.
Um pacote deve ser dissolvido em um litro de água filtrada, por isso é sempre bom ter em casa.