Site do Piava

A Eletricidade Estática

Nós não podemos vê-la, mas ela existe, ele está por toda a parte e danifica os componentes eletrônicos, e é justamente por isso que os fabricantes colocam etiquetas em seus produtos com alertas que advertem sobre os cuidados a serem tomados no manuseio do produto.

É comum ver etiquetas com os seguintes dizeres:

CUIDADO
O conteúdo sujeito a danificar-se por eletricidade estática.
NÃO ABRA, exceto em estação de trabalho anti estática aprovada.

CUIDADO
Dispositivos eletrônicos sensíveis, não transporte ou armazene perto de campos eletrostáticos, eletromagnéticos, magnéticos ou radioativos.

ATENÇÃO!
Dispositivos sensíveis a eletricidade eletrostática, abra apenas em estação de trabalho anti estática aprovada.

Se a indústria se preocupa com a eletricidade porque nós não devemos nos preocupar?

O corpo humano acumula eletricidade estática à medida que a pessoa anda, senta-se em uma cadeira, retira seu casaco, abre uma porta, e até mesmo quando toca em outro material já carregado com eletricidade estática.

E com o corpo carregado com eletricidade estática, ao tocar em um componente eletrônico, as cargas estáticas são transferidas rapidamente para este componente, como se fosse uma espécie de choque de baixíssima corrente, mas é o suficiente para danificar parcialmente ou até totalmente os circuitos internos existentes dentro dos chips.

Esses chips podem danificar-se imediatamente, ou ficarem parcialmente danificados, passando a exibir erros intermitentes, ficando sensíveis a temperatura, e podem até se queimarem sozinhos depois de algum tempo.

Para descarregar o corpo da eletricidade estática, deve-se tocar em qualquer objeto metálico que tenha contato direto com a terra, assim o corpo fica descarregado e os componentes eletrônicos sensíveis ficam fora do risco de ficarem destruídos simplesmente pelo fato de terem sido tocados por pessoas com corpos carregados de eletricidade estática.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS DETECTADO!!!

Detectamos que você está usando um bloqueador de anúncios.

São os anúncios que custeiam a hospedagem e demais despesas do domínio.

Por isso, solicitamos que desative o bloqueio para esse site, mesmo porque, os anúncios que aparecem no site do Piava não são abusivos.