A Melhor Propaganda

Muitas das histórias de sucesso são contadas por empresários bem sucedidos, que, por estarem em evidência na mídia ou aparentemente seu ramo de atuação ser de uma área que em determinado momento destaca-se entre os demais ramos de atividade.

A experiência de cada empreendedor de sucesso está centrada em questões que foram, ou serão decisivas para o sucesso, essa experiência é um precioso conjunto de lições, que nem sempre podem ser passadas adiante.

Um comerciante da periferia pode ter a mais brilhante das idéias, ser um bom administrador, e fazer relativo sucesso na sua área de atuação, mas por ser um anônimo não é nem sequer lembrado e não será exemplo para ninguém, e sua experiência não será passada adiante.

Fazer sucesso no comércio significa ganhar dinheiro e ser notado pela sociedade em geral, mas é bom ficar bem claro que o sucesso e o fracasso estão diretamente ligados ao tipo de administração do empreendimento, do tipo de tratamento dispensado aos seus clientes, da escolha do local onde vai ficar localizado o ponto comercial, e da escolha de produtos de boa aceitação.

São vários os pontos a considerar para alcançar o sucesso no comércio, com o sucesso surge o status e a aceitação da clientela, existem vários pontos que são pontos a considerar, alguns falam em investimentos em torno de 30% do faturamento líquido em publicidade, talvez isso seja uma realidade para as mega-potências, mas nas cidades de porte médio as publicidades das grandes mídias não tem tanto poder.

A melhor propaganda nas cidades pequenas é apropaganda na mídia local, jornais, rádios e TVs de alcance apenas regional, e em nenhuma hipótese deve ser esquecida a propaganda de boca a boca que é gratuita, e esse é de fato o melhor tipo de propaganda, com boas recomendações a cada dia surgirão novos clientes fazendo com que o empreendimento aumente, e assim o sucesso comercial será a conseqüência de quem aprendeu a ganhar dinheiro.

Por mais que existam ótimas empresas de consultoria, ninguém irá resolver indicando quais são os melhores caminhos a seguir, por outro lado, o empreendedor, por pequeno que seja, faz parte da cadeia produtiva, e assim como qualquer pessoa, não importa se é homem ou mulher, quer fazer sucesso em sua respectiva área de atuação.

A verdade é que não importa se é um grande empresário ou um pequeno comerciante da periferia, seja quem for, existem desafios comuns na vida de homens e mulheres de negócios, não importa o tamanho de suas empresas ou de sua pequena lojinha, nem o setor no qual elas estão inseridas e dos produtos ou serviços que oferecem.

São as circunstâncias que se repetem e que, dependendo da forma como serão encaradas, definirão os limites do que é sucesso ou fracasso.

No que diz respeito a parcerias, poucos são os empresários que não enfrentaram dificuldades de relacionamento com um parceiro estratégico ou tiveram que lidar com os perigos de conquistar um novo mercado.

Quantos que, em algum momento, viram na sua frente o fracasso e tiveram que encontrar soluções para resgatar o negócio da sua vida?

Qual o gestor que não enfrenta o desafios diários para formar equipes com espírito empreendedor e de mantê-los permanentemente motivados?