Site do Piava

A Técnica Bumerangue

Se você já leu outros textos com temas relacionados a batalhas verbais, então sabe que se forem feitas perguntas diretas e objetivas obtêm-se respostas diretas e objetivas, mas com perguntas diretas, mas com pouco objetivo, podem serem observados vários detalhes como a expressão corporal, algum tipo de preocupação, nervosismo, e são os detalhes que levarão o indagado a cometer deslizes.

Em outros textos, já citei algumas técnicas, nesse texto, o tema é a técnica do bumerangue psicológico, com essa técnica, é dito para a pessoa ela que fez algo bom, assim, ela está completamente livre para lhe dizer toda a verdade.

Como usar essa técnica? Veja o exemplo a seguir:.

Existe a suspeita que Zequinha está roubando sua padaria, é incorreto, mas a pergunta óbvia a ser feita é: “Zequinha, você anda me roubando?”

Veja um exemplo de colocações corretas, não chega a ser uma pergunta, mas dá ótimos resultados: “Zequinha! Acho que podemos nos tornar sócios e ficarmos muito ricos, parece que você, ultimamente, tem passado à perna em mim, mas está tudo bem, nós podemos trabalhar juntos seu espertinho, me conte mais sobre suas incríveis técnicas, quero aprender tudo!”

Nesse tipo de colocação você vai parecer que está contente por saber o que a pessoa está fazendo, e ela não terá saída e vai se abrir para você.

Outro exemplo de bumerangue que é muito utilizado em entrevistas para emprego:.

O entrevistador suspeita que o candidato à vaga oferecida mentiu sobre as informações em seu currículo, o entrevistador de forma incorreta pode fazer a seguinte pergunta: “Zequinha, você andou colocando informações falsas em seu currículo?”, a resposta pode ser sim ou não, mas o fato é que é uma pergunta errada, e não obterá a resposta conclusiva.

Mas se for perguntado da forma correta, o entrevistado não terá saída e terá que contar a verdade, veja a pergunta correta e analise: “Zequinha, nós dois sabemos que todo mundo inventa um pouco sobre seu currículo, pessoalmente, acho que isso demonstra coragem, porque a pessoa não tem medo de assumir novas responsabilidades, me diga, quais partes em que você foi mais criativo no seu currículo?”

Mais uma vez, a forma correta de formular a pergunta também obriga a outra parte a responder o questionamento ou deixar a pergunta sem resposta, que nesse caso, seria até pior do que mentir.

Acesse o Canal Ibytes no Youtube
Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS DETECTADO!!!

Detectamos que você está usando um bloqueador de anúncios.

São os anúncios que custeiam a hospedagem e demais despesas do domínio.

Por isso, solicitamos que desative o bloqueio para esse site, mesmo porque, os anúncios que aparecem no site do Piava não são abusivos.