A Técnica da Paranóia

Se você está interessado em textos com temas relacionados a batalhas verbais, já deve ter lido outros textos relacionados aqui mesmo do Saber de Tudo, e também já deve saber que se forem feitas perguntas diretas e objetivas obtêm-se respostas diretas e objetivas, mas com perguntas diretas, mas com pouco objetivo, podem ser observados vários detalhes como a expressão corporal, algum tipo de preocupação, nervosismo, e são os detalhes que levarão o indagado a cometer deslizes.

Em outros textos já citei algumas técnicas, nesse texto, o tema é a técnica da paranóia, essa técnica pode induzir a um estado temporário de paranóia na pessoa, principalmente se várias pessoas falarem a mesma coisa.

Um exemplo demonstra melhor a aplicação da técnica: Você suspeita que seu colega de trabalho está roubando o material de escritório da empresa, e de maneira incorreta pergunta : “Zequinha, você está roubando o material de escritório?”.

A maneira correta de perguntar é meio que contando algo, assim, o correto é perguntar da seguinte maneira: “Zequinha, acho que todo mundo já sabe sobre o material, você já reparou que, às vezes, eles ficam encarando você?”.

Se o Zequinha for mesmo o culpado, vai se sentir encarado por todos e logo passará a aceitar a sugestão de que todos já estão sabendo do roubo, e isso poderá ser verificado na sua expressão corporal de tensão e pavor, seguida de uma atitude de desconfiança diante das pessoas.

Mas caso ele não seja culpado, não demonstrará nenhuma atitude e apenas vai achar que você está brincando com ele.