Acne Nos Recém-Nascidos

Uma situação que pode parecer estranha mas é comum saber que uma mãe pode ver no rosto do seu bebê a acne.

Não é nenhuma surpresa uma criança de colo ter acne mesmo sendo uma criança tão jovem, essa não é uma questão muito séria, nem deve ter preocupação em excesso com as causas ou com a cura.

Alguns bebês ao nascer, podem ter pequenas manchas vermelhas no rosto, as manchas vermelhas desaparecem em duas ou três semanas e não é sinal de acne.

A acne poderá aparecer no período de duas semanas, e mostra-se como pequenas manchas brancas, às vezes cercado por vermelho, pele irritada nas bochechas, queixo, fronte, e até mesmo em todo corpo.

Em adolescentes e mesmo em adultos, a acne é causada pelo excesso de hormônios e pela pele muito oleosa, e até certo ponto, isto também é verdade com as crianças, os hormônios transmitidos através da placenta geralmente são os culpados por manchas na face, mas, a ciência não tem idéia da causa e, normalmente, não há tratamento, afinal, são apenas algumas poucas semanas que uma criança vai ter.

A acne em bebê geralmente aparece nas áreas do rosto, e pode aumentar significativamente se for esfregada a área afetada e depois coçar ou esfregar uma área não atingida.

As vezes, até a troca do tipo de sabão usado para lavar roupas da criança pode fazer com que o sintoma desapareça mais depressa, o ideal é sempre deixar a área com acne limpa e fazer a limpeza sempre com um pano úmido, preferencialmente com sabão neutro.

Não é aconselhável tentar soluções em casa por conta própria, usar cremes ou óleo podem irritar a pele ainda mais, como regra geral, não é preciso mais que lavar duas ou três vezes por dia com um sabão suave para bebê.

Em alguns casos, quando o bebê apresenta a acne e esta tende aumentar cada vez mais, um médico deve ser consultado, e ele provavelmente irá prescrever um creme ou outras medicações.

Ele também irá verificar se a mãe que está amamentando não está tomando alguma medicação que possa ter desencadeado a acne através de seu leite.