Acredita em Tudo da TV?

Existem pessoas que não saem de casa sem saber como está seu horóscopo, outras ligam a TV e não saem de casa sem saber as notícias do dia ou a previsão do tempo, e não tem como negar, a mídia tem papel importante na sociedade, basta uma notícia falsa para que o dia de uma ou de muitas pessoas tenha uma rotina totalmente diferente. 

Imagina um artigo escrito num grande portal da internet, num jornal, ou numa revista, não tem como negar que existem pessoas que acreditam em tudo aquilo que leem, para determinadas pessoas tudo que é escrito é como se fosse verdade, são poucas as pessoas que analisam com cuidado as noticias do dia-a-dia, as opiniões e os motivos do responsável pela notícia ou os objetivos do autor do texto. 

Nos últimos anos a informação passou a chegar ao nosso conhecimento cada vez mais rápido, antes da internet as noticias chegavam através de revistas e jornais escritos e era bem mais fácil fazer com que uma grande parte de leitores acreditasse numa notícia, mesmo que fosse uma notícia falsa, mas valia o que estava escrito por que era escrito por alguém que tinha boa reputação. 

Com a internet fazendo parte do nosso dia-a-dia as coisas ficaram mais complicadas quando se trata em acreditar nas notícias, elas chegam muito rápido ao nosso conhecimento, mas existem pessoas sem compromisso que criam fatos que denigrem a imagem de pessoas de boa reputação, e os leitores que acreditam na notícia espalham pelas redes sociais. 

Atualmente qualquer um pode se comparar com as pessoas antigas que sabiam ler e escrever, no passado a grande maioria das pessoas eram analfabetas, por isso quem sabia ler e escrever era respeitado e sua escrita ou opinião era como se fosse a verdade absoluta. 

Atualmente não existem mais tantos analfabetos, e qualquer um “quase alfabetizado” publica textos com temas com os mais diferentes objetivos, às vezes leio cada texto que nem acredito que ele está ali, e me vem a certeza absoluta que não importa a época e nem a tecnologia disponível, não importa em qual método a palavra é “escrita”, ela continua influenciando a credibilidade e o poder. 

O que não entendo é por quê? Se não existem mais tantas pessoas analfabetas, porque as pessoas que se dizem alfabetizadas não procuram conhecer o caráter de quem escreveu ou noticiou algum fato.