Aprender Algo Novo

Estamos no final de 2012, e este é um bom momento, sim, porque na verdade sempre é um bom momento para traçar objetivos e metas a serem alcançados.

Um aspecto importante no mercado de trabalho atual é a necessidade de atualizar-se sempre, de continuar estudando, buscando adquirir mais e mais conhecimento, por isso reciclar-se através de cursos é algo de extrema importância no mercado de trabalho.

Qualquer momento é o momento ideal para parar e pensar no que já fez e na sua formação, aproveitar o momento para definir quais áreas você precisa aperfeiçoar, que conhecimentos precisa adquirir e quais conhecimentos são necessários que sejam melhorados.

Mas para isso é preciso em primeiro lugar definir o seu campo de atuação, então pergunte para si mesmo: o trabalho que eu faço hoje é o que eu desejo manter até a minha aposentadoria ou estou em algo temporário até conseguir algo em outra área?

Talvez seja a hora de fazer cursos de aperfeiçoamento.

Se você já estiver no caminho daquilo que deseja, pesquise sobre cursos adicionais, de reciclagem, que você possa freqüentar para se aprimorar.

Caso esteja em uma área transitória, procure se aperfeiçoar, faça cursos ou caso não tem feito ainda, procure entrar numa faculdade, faça alguma coisa porque é preciso se empenhar na aquisição de mais conhecimentos para conseguir entrar no mercado na área que deseja atuar.

Quando falo de cursos de aperfeiçoamento, não me refiro apenas a cursos específicos da área em que você atua ou gostaria de atuar, mas também a cursos, palestras, workshops que possam lhe ajudar a melhorar outros aspectos no seu dia-a-dia de trabalho.

É comum ver circular divulgações de palestras, cursos de pequena duração, congressos, workshops para tratar de assuntos que são uma continuação do mercado de trabalho, tais como relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente, estratégias de comunicação, entre outros, procure ir a esses eventos, sempre há algo a ser aprendido, a ser somado ao seu dia-a-dia.

Muitas empresas oferecem aos colaboradores oportunidade de ir a eventos tais como os citados acima ou até mesmo oferecem contribuições para que façam outros cursos mais caros, que duram mais tempo.

Se surgir, aproveite essa oportunidade, porque nem todas as empresas fazem isso e se vê com muita freqüência trabalhadores que podem usufruir desse benefício, mas não o fazem, alguns por comodidade, outros por que sempre tem algo mais importante a fazer, como pescar, por exemplo.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as empresas buscam por profissionais qualificados e que se empenhem em se qualificar cada vez mais para suprir as necessidades da empresa e do mercado.

Por isso é preciso ir á luta, buscar qualificação, participar de cursos, palestras, pesquisar, estar sempre atualizado e buscar sempre aprender algo novo!