A Importância do CRM

CRM é a abreviação de Customer Relationship Management, em tradução livre é o mesmo que gerenciamento de relacionamento personalizado, O CRM também pode ser dividido em três partes ou tipos:

A parte operacional visa os canais de relacionamento mas com objetivo de criação de canais de vendas.

A parte analítica faz a análise dos dados e informações de forma que os dados gerem um conhecimento voltado a criar negócios, é a parte de inteligência do processo, num resumo simples, a parte analítica tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento de seus hábitos.

E finalmente, a parte colaborativa tem como foco a obtenção do valor do cliente, fundamentada em conhecimento e interação com o cliente.

Há quem defina o gerenciamento de relacionamento personalizado também como uma estratégia de negócio, muito apoiado nos sistemas de informação, na prática, é isso mesmo.

Existe um grande desafio para conseguir fazer a integração entre os sistemas de gerenciamento de relacionamento personalizado e os sistemas atuais de uma empresa.

Reunir todas as informações obtidas nos mais diversos canais de vendas, agrupar tudo em uma base de dados única e deixar disponível para todos os departamentos de uma empresa é desafiador, e é preciso deixar as informações sempre de modo que o foco principal seja o cliente.

Alguns gerentes utilizam o gerenciamento de relacionamento personalizado diretamente com uma ferramenta de inteligência de negócios para ter uma análise melhor das informações.

Ao adotar a estratégia de gerenciamento de relacionamento personalizado a empresa interage com todos os clientes, conhece seus hábitos, cria eventos, promoções e campanhas direcionadas, torna o atendimento mais personalizado e consegue a fidelização do cliente.

Uma empresa consegue identificar clientes potenciais ao estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo.

Mas, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contatos e transações.

O gerenciamento de relacionamento personalizado mantém os clientes, aumenta o faturamento, cria novos clientes e torna a empresa referência no mercado.

Os motivos são muitos para empresas investirem maciçamente em gerenciamento de relacionamento personalizado ou em técnicas semelhantes estabelecendo um centro de contatos com o cliente bem como criando múltiplos canais para que se possa analisar o comportamento dos clientes.