Quando Fez-se a Luz?

“No princípio Deus criou o céu e a terra” são as primeiras palavras do Livro do Gênesis e essas palavras marcaram o início da história para milhões de cristãos e judeus por muitos milênios, mas quando foi esse início?

Antes do século XVIII, quando pesquisas geológicas começaram a sugerir que a Terra tinha muitos milhões de anos de idade, a melhor informação que as pessoas tinham a seu dispor eram as muitas gerações mencionadas na própria Bíblia.

Usando como referência essas gerações e a duração da vida de alguns patriarcas, muitas vezes extraordinariamente extensa, cruzando-as com os ciclos astronômicos e com o que era conhecida da história médio-oriental e egípcia, Limes Ussher, bispo da cidade irlandesa de Armagh, calculou em 1658 que “o início” ocorreu no cair da noite de sábado, seria 22 de outubro, cerca de 4004 anos antes do nascimento de Jesus.

Ussher supôs que, quando a noite e o dia foram criados, deviam ter duração equivalente, o que apontava para uma data próxima ao equinócio.

Supôs também que para que Adão e Eva tivessem o que comer deveria ser a época da colheita no Jardim do Éden.

A data escolhida por Ussher foi incluída na escrita de muitas Bíblias impressas do início do século XVIII até meados do século XX, por isso tornou-se famosa.

Ussher não foi o único estudioso de sua época a fazer um cálculo assim, alguns anos antes, o vice-reitor honorário de Cambridge, John Lightfoot, havia calculado que o céu e a terra tinham sido criados em setembro de 3929 antes do nascimento de Jesus.

Antes dele, outros estudiosos como Beda, o Venerável, Martinho Lutero e Johannes Kepler, já haviam feito cálculos complicados para chegar a conclusões parecidas, mas nenhum deles obteve a mesma aceitação universal da data de criação de Ussher.