As Técnicas de Negociar

Nunca brigue numa negociação, a não ser que você use isto como uma técnica para desmoralizar seu oponente, em todo caso, sempre é melhor evitar o confronto.

· Não discuta com a pessoa com a qual está negociando em qualquer negociação, isto cria uma parede de confronto entre as partes.

· Concorde utilando a fórmula sentir senti achei.

Diga a ele: Sei exatamente como você se sente, na verdade também senti da mesma maneira, mas depois de experimentar cheguei a conclusão que não é bem assim.

· Esta fórmula também é útil quando alguém pede a sua opinião a respeito, utilizando esta fórmula você acaba tendo um valioso tempo de raciocínio, pois seu oponente vai ter que pensar antes de lhe dizer algo.

Diga sempre sim, e……, jamais diga sim, mas …

Use a frase a seguir e adapte as suas necessidades do momento:

Eu entendo sua preocupação com o preço do produto e ao mesmo tempo sei que você deseja e pode baixar seu nível de risco pelos seguintes motivos…… (diga seus motivos).

Faça sempre o papel de comprador ou de vendedor relutante.

· Sempre finja que você não está com muito interesse, quanto mais interesse demonstrar, quanto mais isto lhe custar, por isso sempre faça o papel do comprador relutante se estiver comprando, se estiver vendendo, sempre faça o papel de vendedor relutante.

· Se estiver comprando, faça com que o vendedor gaste uma hora demonstrando seus produtos e quando tiver terminado, diga simplesmente muito obrigado, você foi extremamente útil, mas não creio que esteja pronto para tomar a decisão de comprar exatamente agora.

Agradeça ao vendedor e comece a sair, depois de alguns passos pare, volte e diga:
Sabe, você foi tão útil e perdeu tanto tempo comigo que apenas para ser justo com você, pergunto qual a sua melhor oferta?

· Usar esta estratégia é uma excelente maneira de pressionar o limite de negociação do outro lado, antes mesmo da negociação começar, é possível saber com boa aproximação qual é o limite do vendedor.

· A outra pessoa normalmente revelará mais ou menos metade do seu limite de negociação, simplesmente porque você utilizou este método de abordagem.

· Pergunte novamente, exatamente quanto melhor que isso você pode fazer?
Isto fará com que a outra pessoa defina-se especificamente.

· Não pense em porcentagem, pense em dinheiro mesmo, é a maneira mais rápida de ganhar dinheiro, você não leva a porcentagem ao banco, leva sempre o dinheiro.

· Pra um real negociado é um real de preço mínimo, tenha consciência de quanto vale o seu tempo em termos de horas.

· Sempre contra-ataque de modo a conseguir que a outra pessoa se comprometa com valores, esse é o verdadeiro objetivo de qualquer necociação.

· Se não conseguir melhorias no preço, diga ao vendedor para chamar a autoridade mais alta da loja, o supervisor, o gerente, etc.

· Encerre o diálogo com o bom rapaz, bom vendedor, bom senhor, seja cortês, mesmo que não compre naquele momento, e na próxima vez que voltar, as negociações começam onde terminaram na data atual.