Características Codornas

A cabeça possui grande mobilidade porque o pescoço curto permite uma rotação quase que completa.

Os ossos são frágeis, o tronco é redondo e resistente, mal desenvolvido nas fêmeas.

Quando adulta, a ave mede de 11 a 13 centímetros de altura, as penas têm tonalidade cinzento-acastanhada e castanho esbranquiçada.

Pela coloração das penas peitorais é possível definir o sexo da ave: o macho apresenta coloração relativamente uniforme, e a fêmea é ligeiramente branca, com pintas pretas no peito, esta diferenciação pode ser observada após 14 dias de vida, quando as aves já apresentarem as penas do peito.

Outra característica de diferenciação é peso maior das fêmeas em relação aos machos, isso ocorre devido ao elevado peso do aparelho reprodutivo das fêmeas, muito desenvolvido, podendo representar 10% do seu peso vivo.

As codornas ainda apresentam as seguintes características:

– Crescimento rápido – em poucas semanas atinge peso adulto.

– Precocidade sexual – decorrente de seu rápido crescimento, a codorna atinge a mturidade sexual com aproximadamente 40 dias de vida, ou seja inicia a fase de postura com idade precoce, o que é vantajoso econômicamente.

– Alta postura – para fins comerciais recomenda-se se uma vida útil para as codornas de 1 ano.

Dentre deste período, a produção de ovos pode chegar a valores superiores a 300 ovos por cada ave, quando bem manejadas e alojadas.

– Alta rusticidade – são consideradas aves de boa resistência a uma grande diversidade de doenças, porém em caso de criações comerciais, devido ao grande número de animais alojados num mesmo local, a possibilidade de propagação de doenças é muito grande, por isso deve-se realizar adequadamente as medidas profiláticas, que devem conter: vacinações, higienização, fornecimento de alimentos e água de boa procedência.

– Baixo consumo alimentar – visto que um animal adulto consome em média de 23 a 25 gramas de ração por dia.

Cada codorna, macho ou fêmea, deve ser mantida em uma gaiola individual de 20x15cm e 13cm de altura, com piso de tela de arame com malha de 1cm para deixar passar os excrementos.

Nas gaiolas das fêmeas, o piso deve ter uma inclinação de 2cm e medir mais 8cm do que o comprimento da gaiola, para servir de coletor de ovos.

Essas gaiolas são construídas formando conjuntos, uma bateria comum, ocupando um espaço de 1m x 65m aloja 84 codornas.

O local em que são mantidas deve ser iluminado durante toda à noite, para que elas se alimentem durante esse período, se desenvolvam melhor e aumentem a produção.