Dicas Para Limpeza

Depois das dicas de manutenção e dicas para economizar combustível, chegou a hora das dicas para limpeza, que também fazem parte da manutenção do carro.

Ao lavar o carro, inicialmente esguiche bastante água sobre o carro para remover ou amolecer a poeira, misture 150ml de shampoo de uso automotivo, se o shampoo for de boa qualidade os 150ml são o suficiente para cinco ou seis litros de água, misture o shampoo na água e agite até formar espuma.

Com um pano limpo ou uma luva de lavar carros, comece a lavagem pelas partes altas, ou seja, capota, capô, laterais, pára-lamas até chegar às partes inferiores, que é aonde se acumulam mais sujeiras.

Lave o carro por partes e enxágüe em seguida, assim evitam-se manchas na pintura, e por último lave rodas e pneus, uma vez terminada a lavagem, enxugue bem com uma flanela ou pano, e não se esqueça de enxugar as partes internas das portas.

Antes de polir ou encerar o carro deve estar bem lavado e totalmente livre de poeiras, mas tem um detalhe, o veículo só deve ser polido quando a pintura estiver fosca, ou seja, “queimada”.

Use massa para polir extrafina, coloque a massa sobre a parte a ser polida em pequenas quantidades utilizando os dedos, e com estopa para polimento, espalhe bem, e esfregue em movimentos horizontais até obter o brilho desejado.

Ainda utilizando uma estopa limpa ou uma flanela, limpe bem a parte polida, note que sai tinta na estopa durante o polimento, é a tinta queimada que a massa removeu, e após polir o veículo é necessário encerá-lo para dar maior brilho e proteção ao polimento.

O carro só deve ser encerado se a pintura estiver regular ou boa, se a pintura estiver muito queimada, é necessário polir primeiro, a cera líquida torna mais fácil o trabalho que as vezes não é nada prazeroso.

Ao encerar o carro, comece espalhando bem a cera em pequenas quantidades com estopa ou esponja em movimentos circulares, não queira fazer tudo de uma vez, encere uma parte de cada vez.

Deixe secar e dê um brilho com uma flanela seca e limpa ou com algodão hidrófilo que é o apropriado para polimento, repita a mesma operação sempre com o lado limpo da flanela ou algodão até remover toda a cera e obter o brilho desejado.
Ainda tem a parte dos acabamentos, nos pneus utilize apenas produtos derivados de glicerina, e jamais passe derivados de petróleo nos pneus ou demais compostos de borracha.

No painel utilize um pano úmido limpo ou caso queira dar um brilho, passe silicone líquido com esponja macia.
Os vidros são os últimos na lavagem, use limpa-vidros ou uma solução de álcool (50%) e vinagre (50%) que servem para eliminar manchas e gordura.

E finalmente:

• Na lavagem, não utilize detergentes derivados de petróleo, sabão em pó ou saponáceos, esses produtos causam sérios problemas na pintura.

• Nunca lave o carro debaixo de sol ou com a lataria quente, e também não deixe que ele seque sob as mesmas condições, agindo dessa forma evita-se manchas na pintura.

• Nas manchas de óleo ou de asfalto, esfregue apenas o local com uma estopa embebida em querosene e lave-o em seguida.

• Faça o polimento na sombra.