As Molas Curtas

Uma mola é uma velha barra de torsão toda enrolada para fazer um objeto mais prático, quando a mola é comprimida, os aros ficam mais juntos, o que provoca um efeito de enrolar dos aros, uns em relação com os outros.

Portanto, se encurtarmos uma mola ela fica também mais dura, por ser no fundo uma barra de torsão enrolada, quanto mais aros uma mola tiver, mais mole ela será, sendo que as molas mais duras têm menor número de aros, o mesmo se aplica a duas molas com o mesmo número de aros mas com espessuras diferentes, a mola com aros de maior espessura será mais dura.

Um fator importante a ter em conta quando se instalam molas curtas é a sua altura, não podem ser tão curtas que possam cair dos suportes, o que realmente acontece, a melhor forma de evitar isto é utilizar molas com distanciamento entre aros diferenciados, ou seja, os aros superiores com a distância normal, mas os aros inferiores com distância mais curta entre eles, que fazem maior pressão e sobem mais depressa à posição normal.

Ao contrário do que se costuma dizer, as molas dual rate não são progressivas, as molas progressivas são obtidas através de técnicas de fundição do metal, e através da redução do diâmetro da espiral nos extremos da mola, e a sua superioridade pode ser questionada, na prática dependem do terreno.

A verdade é que permitem obter melhores níveis de conforto numa primeira fase, seguida de uma fase realmente dura.
É possível encurtar as molas de origem através de um processo térmico, feito com uma máquina apropriada, os resultados obtidos podem ser muito bons, e os casos que conheço pessoalmente obtiveram excelentes resultados no rebaixamento e equilíbrio do chassi, este processo, apesar de ser arriscado, é uma boa solução para quem tem carros que não são abrangidos pelas marcas de molas existentes no mercado.

Outra prática relativamente comum é a de cortar um ou mais aros das molas, este método é pouco recomendável pois contradiz na totalidade o efeito para que a mola foi desenhada, e os resultados podem ser desastrosos.