Suspensão e Efeitos

Um bom sistema de suspensão dura muito mais tempo do que um sistema convencional, portanto, se gasta menos dinheiro, mas além da economia uma boa suspensão tem outras vantagens:

Os pneus duram mais tempo e apresentam maior uniformidade, o carro faz as curvas com menos riscos porque força menos o chassi nos seus pontos fracos, independente do tipo de suspensão que um carro tenha, vai sempre reagir ao fazer uma curva.

Se for levado aos limites, o carro pode acusar efeitos de sub-viragem, ou de sobre-viragem, a sub-viragem ocorre quando a frente do carro escorrega, não conseguindo manter a trajetória definida pelo condutor, e a sobre-viragem acontece quando a traseira do carro desliza para o lado exterior da curva, colocando o carro de lado na estrada.

A sobre-viragem pode ter duas causas típicas, nos carros com tração dianteira acontece normalmente por falta de capacidade da suspensão em controlar a potência transmitida às rodas, o que leva o condutor a levantar o pé do acelerador provocando uma brusca transferência de massa para a traseira do carro que faz perder a aderência.

Quando provocado intencionalmente pode ser muito divertido, são os chamados lift-offs, nos carros com tração traseira é possível outra variante da sobre-viragem, além dos lift-offs, podem fazer-se os chamados power slides, em que a perda de aderência da traseira é provocada pelo excesso de potência que faz patinar as rodas e a força centrífuga faz o resto, claro que em qualquer situação o freio-de-mão pode dar uma ajudinha.

É a isto que nos referimos quando falamos do comportamento do carro, ou utilizando a expressão inglesa que melhor define este aspecto, é o Handling.

Este conceito não deve ser confundido com a capacidade do carro em se manter aderente à estrada, o chamado grip, um carro pode ter um comportamento muito ruim mas também possuir uma capacidade de aderência à estrada muito boa, e o inverso também é possível, pois uma coisa nada tem a ver com a outra.