Cartão: Golpe Pefeito

A criatividade nas pessoas é algo bom, existe quem utilize para o bem ou para o mal, isto não é uma publicidade nem um convite para visitar um site, leia o conteúdo, este é um golpe muito bem feito e praticamente impossível de pegar o bandido.

Como se sabe, a bandidagem está a cada dia mais criativa, esse é apenas mais um tipo golpe, e o pior é que funciona porque mexe na emoção da pessoa, no seu patrimônio, no seu dinheiro de plástico, enfim, naquilo que ainda pode ser usado, o golpe segue mais ou menos os seguintes passos:

Você recebe uma chamada e a pessoa diz:

– Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo).

Meu nome é Fulano e meu número de identificação funcional é tal.

– O Sr. comprou tal objeto no valor de R$ 397,99, de uma empresa em São Paulo?

É óbvio que você responde que não, ao que se segue:

-Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar.

Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor.

Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns dados:

O seu endereço é tal? (seu endereço pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet, exatamente como o seu número foi encontrado).

Ao você responder que sim, o golpista continua:

– Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança.

– Por favor, anote o seguinte número de protocolo:

O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede:

– O Sr. poderia lê-lo para confirmar?

Aqui vem a parte mais importante da fraude.

Ele diz então:

– Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número.

Feito isto, ele continua:

– Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números, ou 4 dependendo da bandeira do cartão.
Estes são os seus Números de Segurança (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão!

Depois que você informa os referidos números, ele diz:

– Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder, isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente.

– O Sr. teria alguma outra pergunta?

Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.

Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato.

Como se proteger desta ação criminal?

É quase inútil fazer denuncias à polícia e tentar cancelar a compra, as operadoras de cartão de crédito impõem inúmeros obstáculos para cancelar uma compra, lógico que devido justamente a este tipo de golpe, além disso, qualquer um poderia comprar e depois cancelar a compra.

Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações.

Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora de cartão.

Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar alerta e comunicar a todo o mundo sobre a existência de mais este golpe.

Assim sendo, por favor, passe isto a todos seus amigos, pois a informação é a nossa proteção!