Categorias da Publicidade

Publicidade é qualquer anúncio destinado ao público, que tem por objetivo promover a venda de bens e serviços, é preciso distingui-la de outros tipos de atividades que também influem na opinião pública, como a propaganda ou as relações públicas.

A publicidade atual desempenha um papel crucial na civilização industrial urbana, condicionando, para o bem ou para o mal, todos os aspectos da vida cotidiana.

É possível distinguir três categorias da publicidade: a de bens de consumo, dirigida para o consumidor final, a empresarial, dirigida aos empresários, e a institucional, cujo objetivo é criar prestígio e fomentar o respeito de determinadas atividades públicas.

Os meios utilizados pela publicidade são os jornais, a televisão, o rádio, a venda pelo correio, as publicações de informação geral, as revistas econômicas, os outdoors e as revistas destinadas a diversos setores profissionais.

A publicidade direta inclui toda aquela que é enviada pelo correio ou entregue pessoalmente ao consumidor em potencial, sem que para isso utilize qualquer outro tipo de veiculação, como os jornais ou a televisão.

Pode classificar-se em importantes modalidades: o envio de publicidade postal, a venda pelo correio ou a entrega de folhetos e catálogos.

A principal função da publicidade direta pelo correio consiste em familiarizar o consumidor em potencial com o produto, sua denominação, o produtor e as vantagens em sua compra, assim como lhe informar dos pontos de venda do artigo.