Com o Que Você Canta?

Se alguém lhe perguntar com o que você canta, certamente você dirá que é com a boca, e talvez nem responda a uma pergunta tão idiota.

Mas a pergunta faz sentido, pois não cantamos apenas com a boca, mas com o corpo e com a mente, isso quer dizer que precisamos de uma boa condição física, e muita concentração, pois a afinação depende muito da concentração.

O bom estado do corpo é imprescindível para uma performance satisfatória, não apenas da garganta, mas todo o corpo humano, a começar pela postura, pois a coluna reta é uma exigência elementar.

Um grande número de músculos interage quando falamos ou cantamos, e é preciso que eles tenham sido preparados para um funcionamento extenso.

Por esta razão é que os cantores fazem alguns exercícios físicos para aquecimento muscular, nos seus camarins eles não desconsideram essa prática sob pena de provocar tensão muscular e limitar seu rendimento.

Não é à toa que se ouve dizer que “o homem canta com a alma”, a concentração é uma espécie de veneração, uma expressão sentimental.

É difícil imaginar alguém cantar sem emoção ou sem prazer, é claro que quem canta deve estar envolvido com o canto, assim como o ator deve estar envolvido com o personagem que representa.