Combustível Barato?

Nem terminei a série de personalização de veículos (tuning) e já recebi e-mails com críticas e também com agradecimentos, aliás, as críticas também são bem vindas se elas tiverem o objetivo construtivo, em todo caso, apenas escrevo o que todo mundo já sabe, ou já deveria saber, mas que não se sabe quais os motivos, parece que é algo sem importância e fica no esquecimento, mas quando é lido em algum lugar fica na cabeça.

Quanto às críticas, está certo, reconheço que desviei um pouco do objetivo inicial que era apenas escrever sobre tuning, mas vou chegar lá, primeiro tuning, depois manutenção, e depois o som, afinal, é como na vida: são etapas a serem percorridas.

Voltando ao tema manutenção, você que leu meus textos e não prestava muita atenção ao consumo de combustível, é bem provável que já tenha mudado de atitude.

Economizar é um hábito muito saudável, para os bolsos e para a saúde mental, mesmo para quem normalmente não se preocupa muito com o assunto, e o principal argumento é fazer umas continhas simples: para quem roda 3000 km por mês e conseguir fazer uma economia de 10%, pode rever suas contas e fazer os cálculos para 2700 km, pode não parecer muita coisa, mas multiplique a economia por 12 e verá que 10% é muita economia.

O primeiro passo para gastar menos combustível é cuidar da manutenção do carro, cuidados simples como manter os pneus calibrados tem reflexos imediatos no bolso do motorista.

Pneus com pressão de apenas uma libra abaixo do recomendado podem provocar um aumento de consumo de até 2%, velas gastas e filtros de ar sujos são outros fatores fáceis de controlar e que têm muita influência no gasto de combustível.
Procurar por postos mais baratos para abastecer é sempre uma boa política, mas é bom lembrar que se for preciso rodar muito para economizar pouco, o gasto vai ser maior que a economia.

Procurar fazer economia sim, mas é bom desconfiar de ofertas mirabolantes, preços muito abaixo da média do mercado, digamos, mais de 7% de diferença entre postos pode significar combustível adulterado, como se sabe, as margens de lucro na venda de combustível são apertadas e ninguém consegue fazer milagres.

Claro que se você acredita em Papai Noel, é provável que também acredite em milagres, mas não deve ser tão tolo a ponto de acreditar que dono de posto de combustível seja Jesus Cristo e que consiga fazer milagres.