Como Usar Embreagem

Um hábito que é adquirido geralmente quando está aprendendo a dirigir é o hábito de descansar o pé no pedal da embreagem enquanto dirige, este é um hábito comum entre os motoristas, mas que pode provocar a queima do disco de embreagem.

E não é só o disco de embreagem, os rolamentos e o volante do motor também podem ser danificados, a embreagem também tem sua importância, diria até vital, pois assim como o motor ajuda a controlar a velocidade do carro, a embreagem é que faz o controle, liberando o motor aos poucos ou totalmente.

Quem dirige sabe, mas às vezes faz de conta que não sabe, principalmente se o carro não é seu, e podem observar, um motorista que sabe dirigir e que é o dono do carro não para em ladeiras e fica pisando na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo.

Porque o dono do carro sabe que ficar pisando na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, além de aumentar o consumo de combustível, desgasta o conjunto de disco e platô da embreagem, diminuindo sua vida útil.

O motorista que é consciente sabe que precisa conservar o veículo, por isso ao parar em semáforos coloca o câmbio em ponto morto e evita ficar com a embreagem acionada por muito tempo, esse procedimento por mais simples que pareça, ajuda a prolongar a vida útil de todo o conjunto.