Erros Afetam Generais

Existem pelo menos cinco erros que podem afetar um general, os dois primeiros são negligência, que leva á destruição, e covardia, que leva á captura.

Depois a debilidade da honra, que é sensível a vergonha, e o temperamento impetuoso, que pode ser provocado por insultos.

E o ultimo desses erros é o excesso de solicitude com seus soldados, nunca subestimar seus adversários e estar sempre precavido para quaisquer eventualidades, por isso a importância em se acampar em local correto.

E neste caso os vales são os melhores lugares para acampar, se o ataque for por via naval nunca suba o rio ao encontro do seu inimigo, e fique sempre a favor do sol, pois assim você será capaz de tirar vantagem da correnteza, e certamente irá derrotá-lo.

Na escolha do terreno é muito importante preparar suas tropas para cada tipo de terreno, os mais conhecidos são, o acessível, o complicado, o retardador, os desfiladeiros, os cumes escarpados e as posições a grande distancia do inimigo.

Fazer valer sua autoridade é de suma importância, às vezes o melhor general é aquele que se identifica com seus homens, come da mesma comida, anda a pé como todos, usa as mesmas armas, e até se põe a frente deles ante a morte, este general com certeza terá respeito, e até amor por parte de seus comandados, assim dificilmente haverão deserções e traições, visto que todos sofrem pela causa da guerra.