Compressas Funcionam

Para aplicar uma compressa fria, pegue uma gaze limpa, faça quatro ou seis dobras, molhe-a em água fria, ou chá medicinal frio, com um pouco de sal, e faça a aplicação diretamente na região enferma, a aplicação geralmente dura próximo dos 30 minutos.

Cubra a gaze com um pano seco, preferencialmente de lã, se usar sal na compressa, a cada 10 minutos substitua a gaze, pois ela é aquecida pelo contato com o corpo, repita o processo três vezes.

As compressas frias são especialmente indicadas para dores de cabeça de origem nevrálgica e dores reumáticas.

Para fazer uma aplicação de compressa quente, pegue uma gaze limpa, faça quatro ou seis dobras, molhe-a em água ou em chá medicinal bem quente, tanto quanto possa ser suportado pelo paciente, e faça a aplicação diretamente na região enferma.

Essa aplicação geralmente tem duração em torno de 30 minutos, sempre que a gaze perder o calor, deve ser novamente embebida, e ao final do procedimento, molhe um pano em água fria e passe sobre a região da compressa para fechar os poros.

As compressas quentes são especialmente indicadas para combater processos inflamatórios, principalmente nas articulações e doenças dos rins, neste caso, são feitas com pó de carvão vegetal.

As compressas quentes ou frias podem ser aplicadas também mediante a utilização de faixas e xales, especialmente quando se destinam às regiões baixo ventre, peito, ou costas.