Conversa Com o Chefe

Se você vai ter uma conversa com o chefe, quanto mais souber sobre o assunto discutido, maiores serão as chances de se sentir à vontade.

Caso não tenha condições de apresentar resultados ou respostas concretas, uma boa sugestão é pedir mais tempo para pesquisar sobre as informações solicitadas.

Durante uma conversa, não é preciso baixar a cabeça e acatar todas as palavras do chefe, se achar conveniente, coloque seus pontos de vista de forma clara e racional, mas sem entrar no aspecto emocional.

Ficar exaltado leva à perda de controle emocional, e se a situação chegar ao ponto de aquele que gritar mais pode mais, as chances de você sair perdendo são grandes.

O momento da argumentação é a partir do ponto que o próprio chefe levantou, é uma indicação que ele terminou, então é a hora de expor sua opinião e alertar para os riscos que envolvem a execução daquela ideia.

Se você trouxer um problema para o chefe, tente sugerir alguma solução, ou então, peça auxílio dele para resolver a questão, e não é nada profissional ficar se lamentando por algum problema que tenha acontecido.

Existem aqueles que adoram ser chamados à sala do chefe, quando saem contam vantagem e tentam induzir os colegas a pensar numa amizade com o chefe, em muitas das vezes são chamados a atenção por alguma falha, pode ter certeza que para elogiar nenhum chefe chama alguém à sua sala.

Também existem aqueles que se aproveitam da conversa com o chefe para criticar ou falar de um colega, essa não é uma postura nada profissional, se for perguntado responda com respostas simples e objetivas.

Evite fazer comentários expressando sua opinião sobre outras pessoas, e caso seja necessário apontar alguém, seja direto e assuma o que falou.

Quem é chefe não é por acaso, ele tem algum algo mais, e ele percebe quando as pessoas estão mentindo, colocando a responsabilidade nos outros ou querendo puxar o tapete de alguém.

Cada um deve saber qual é o seu lugar e nenhum chefe gosta de pessoas que não sabem o seu lugar e se colocam nele, as pessoas precisam ser mais assertivas e não devem prometer coisas que sabem que não são capazes de cumprir, ou de aceitar responsabilidades passivamente sem ter capacidade para as responsabilidades.

É preciso que o funcionário tenha em mente que em muitas vezes, a partir da decisão que ele deu para seu chefe, o chefe também tomará decisões, e se for mentira poderá complicar o seu futuro.