Onde Nascem Tartarugas

Apenas dois filhotes de tartaruga de cada mil sobrevivem aos predadores.

A cada mil filhotes, apenas um ou dois chegam à idade de 25 anos, que é a idade adulta das tartarugas.

No Brasil, o nascimento das tartarugas ocorre na costa norte do Rio de Janeiro para cima.

Nas bases que ficam neste trecho, principalmente na Bahia, a atividade se concentra em monitorar os ninhos e proteger os filhotes dos predadores e os turistas acompanham de perto todo o processo.

Os pescadores chamados de tartarugueiros, são grandes aliados nesse trabalho, são eles que sabem onde estão os ninhos, porque vêem os rastros na areia.

No litoral brasileiro, a desova ocorre entre setembro e março, a cada desova, a tartaruga põe em média 120 ovos, e em uma única temporada, uma fêmea pode visitar a praia para desovar até oito vezes, com intervalos que variam entre 10 e 16 dias.

A mãe tartaruga escolhe praias desertas pra desovar, ela abandona o mar e procura um lugar seguro, pra construir o ninho, que geralmente é próximo da vegetação e de preferência longe da ação das marés e de predadores.

Depois de pôr os ovos no ninho, ela volta para o mar e deixa a natureza seguir seu curso, quando despertam, os filhotes seguem em bando pra água, é uma estratégia extintiva pra se protegeram dos predadores, é o que afirmam os biólogos.

O mesmo não ocorre no mar, lá cada um segue seu rumo, é cada uma por si, pois as tartarugas são viajantes solitárias.

O número de reprodução é grande, mas a taxa de sobrevivência é baixíssima, pois a cada 1000 filhotes apenas um ou dois chegam à idade adulta, que é de 25 anos.

A maioria dos filhotes é devorada por siris, aves marinhas, polvos e peixes, outros morrem de fome e doenças naturais, mas quando chegam à idade adulta, poucos animais conseguem ameaçá-la de forma tão freqüente quanto o homem.