Dar Partida no Motor

Ao dar partida no motor, ficar acionando a ignição por mais de 5 segundos seguidos não é uma idéia muito boa, se o motor não pega pode ser alguma coisa errada ou uma característica do próprio motor, em todo caso, é comum ficar tentando até conseguir que o motor pegue.

Entre uma tentativa e outra é recomendado que exista no mínimo 20 segundos de intervalo, além de descarregar a bateria se ficar acionando insistentemente, todo o sistema elétrico sofre as conseqüências, pois os fios podem se aquecer devido ao alto consumo e motor de arranque ficar danificado devido ao calor gerado por ele mesmo.

Um dos possíveis problemas na hora de fazer o motor pegar pode ser o pára-brisa ligado, sem contar que algum engraçadinho pode ter utilizado detergente comum no reservatório de água do limpador de pára-brisas e com isso o motor do pára-brisa ficou pesado e consome mais energia.

É justamente por esse motivo que devem ser usados apenas os produtos indicados pelo fabricante, pois a oleosidade de certos produtos pode acabar forçando a bomba elétrica, além disso, a borracha das paletas pode ficar ressecada, forçando uma troca desnecessária.

Também deve ser evitado acionar a bomba elétrica do limpador por mais de 30 segundos ou com o reservatório vazio, porque isso pode danificá-la.

E se o carro não pega de jeito nenhum, a bateria fica descarregada e então só existem duas formas de resolver a situação, uma delas é retirar a bateria e levar para receber uma carga, ou então fazer “uma chupeta”, e é aí que mora o perigo, pois carros com injeção eletrônica requerem cuidados especiais na hora de fazer esse tipo de ligação, não é recomendado que se faça, mas adianta dizer que não? Já sei a resposta, então siga os seguintes passos:

1) Ligue o carro que vai prover energia.

2) Conecte primeiro os pólos positivos de cada cabo e, em seguida, os pólos negativos.

3) Em seguida acelere o carro (1500 RPM) para liberar a energia em marcha lenta.

4) Acione a chave do carro que está recebendo a energia.

5) Assim que ele pegar, ligue os dispositivos que consomem mais energia para evitar que variações de corrente possam prejudicar o funcionamento da injeção.

6) Só então desconecte os cabos.