Negócios e Atualizações

Ser empreendedor é ter que fazer o caminho de volta para a escola de negócios todos os dias, é sempre um aprendizado novo, tudo está mudando sempre, o mesmo plano de negócios inicial, aquele para a formação da empresa e do início das atividades não serve mais, é preciso criar planos de negócios a cada semestre.

Com as coisas funcionando, muitos dos itens do plano de negócios inicial podem ser modificados, pode parecer que algo tenha falhado, mas a realidade é que ao invés de usar dados captados em outros lugares, as informações necessárias já estão dentro da empresa e baseados na atividade, e a partir das informações atualizadas fica melhor modificar tarefas, pois os dados são concretos e não baseados em informações externas.

Inicie o processo com um número de itens definido, afinal, não vai ser feito um plano de negócios novo, o que vai ser feito é uma adaptação para aqueles itens que não foram tão bem quanto era esperado, o que deve ser feito de fato é uma análise baseada no plano de negócios inicial e dos últimos planos, e assim planejar mentalmente e colocar no papel o novo plano de negócios baseado na realidade atual e com os mesmos objetivos ou outros objetivos a serem alcançados.

Mesmo que a empresa cresceu e criou novas vagas e empregou mais pessoas, ainda assim é necessário estar renovando os novos planos, é preciso que exista planejamento baseado na realidade, o fato é que um plano de negócios de três anos atrás não serve para a atualidade, a resistência na mudança desse paradigma é um dos itens que fazem com que os jovens empreendedores tomem os lugares dos mais velhos.

Se perguntar a um administrador com a mente antiga sobre o seu plano de negócios é bem provável que ele diga que não sabe onde está ou que não precisa, faça a mesma pergunta para um administrador de mente jovem compare as respostas, observe que citei “mente jovem e mente antiga”, isso não tem nada a ver com a idade do administrador, existem administradores com idade avançada com mente jovem e também existem jovens com mentes antigas.

O título planos de negócios pode ter lhe chamado a atenção, mas e agora?
Você mesmo está preparado para criar e adaptar seus planos de negócios?
Quem sabe você vai contratar alguém que ofereça planos de negócios prontos, quantos vai precisar?

Existem empresas que atuam nessa área, na realidade são chamadas de consultorias, nada tenho contra, mas o trabalho é baseado em banco de dados de negócios prontos e ampla gama de indústrias, um desses planos serve para o seu caso, o negócio é acertar, como escrevi acima, nada contra, mas eu prefiro criar os meus próprios planos de negócios e ir adaptando conforme as necessidades, afinal, ninguém conhece o meu negócio como eu mesmo.

Mas se você preferir contratar alguém é preciso saber escolher bem, o valor cobrado pode variar de algumas centenas de reais até alguns centavos se for adquirido uma base de dados em algum DVD, mas não se iluda com os tais bônus extra.

Qualquer um ficaria feliz com os modelos de plano de negócio que pudesse modificar e adicionar seus próprios pensamentos.

Seria mais ou menos como fazer um almoço com miojo, onde você compra o ingrediente básico, mas ainda precisa fornecer a água, uma panela, e fazer com que a água ferva por alguns minutos.

Nunca experimentei nenhum desses bancos de dados com planos de negócios, mas me parece muito bom e prático, acho que isso só será útil se você estiver na parte inicial da sua carreira, é pouco provável que um homem de negócios experiente se aventure em novas áreas.

Até o próximo texto relacionado a dicas de negócios, e tenha tudo de melhor com o seu planejamento nos negócios.