Os Três Itens Essenciais

Quando um empreendedor vai iniciar um negócio novo ele geralmente vai com a cara e a coragem, quase sempre sem assessoria e sem pesquisa de mercado para saber se o negócio é viável e rentável, existem vários motivos que fazem uma empresa ter pouco tempo de existência.

Sob meu ponto de vista existem três itens que considero os principais para impulsionar o sucesso, e vale tanto para pequenas, médias e grandes empresas, vou deixar para escrever sobre a contabilidade mais adiante, mais dos três itens citados com certeza a contabilidade é a mais importante.

O primeiro item é ter capital de giro para começar o negócio e mantê-lo por certo tempo, pois no início das atividades não há lucros, e se houver, o bom empreendedor sabe que para sobreviver em qualquer mercado é preciso investir.

O segundo item é saber como encontrar clientes, mais do que encontrá-los, é preciso fazer com fiquem fieis ao produto ou serviço que a empresa tem a oferecer.

O terceiro item é a contabilidade, é preciso fazer orçamentos para reinvestimentos e controlar as vendas, despesas, contas a pagar, contas a receber, etc.

As dicas a seguir podem ajudar aos marinheiros de primeira viagem na administração de sua pequena empresa e vão ajudar a alcançar o almejado sucesso.

Para começar é preciso ter dinheiro para os investimentos iniciais, uma quantia adequada para o ramo de atividade, com uma sobra de pelo menos 50% do capital total, pois muitos negócios mesmo aparentando rentáveis não sobrevivem no mercado porque não têm dinheiro suficiente para pagar seus empregados e fornecedores.

Mas o que é uma quantia adequada de dinheiro para começar?

Se o empreendedor não conhece o mercado, a única maneira de saber é fazendo uma quantidade significativa de pesquisas sobre a atividade em que deseja atuar e formalmente documentar isso em um plano de negócios.

Tenho certeza que um empreendedor sabe que um plano de negócios é um documento muito importante, e que é crucial para convencer aos bancos a emprestar dinheiro.

Há duas maneiras de obter um plano de negócios: Uma delas é fazer por conta própria mesmo alterando um modelo de plano de negócios de alguém ou contratar um profissional para fazer isso por você, obviamente que se você mesmo fizer será muito mais barato.

Passada a etapa inicial, é preciso encontrar clientes, e essa é uma tarefa difícil e cara para os profissionais de negócio próprio como prestadores de serviços, tais como contadores, advogados, pedreiros e encanadores.

Uma estratégia de marketing de baixo custo para os empresários prestadores de serviços é simplesmente dar a todos os seus contatos pessoais alguns cartões de visita.

Nos tempos atuais, ter um perfil ativo nas redes sociais é muito importante, mas é preciso ser sutil, marcar presença sim, mas encher os amigos com propaganda não é aconselhável, pois ao invés de conquistar novos clientes poderá espantá-los.

Estar ativo significa participar dos fatos que acontecem no mundo, emitir opinião, comentar, criar postagens e uma vez ou outra postar algo sobre a sua atividade, uma referência para uma vez ou outra é a cada 50 postagens postar algo sobre sua atividade.

A contabilidade é muito importante para os empresários de qualquer tamanho, orçamentos, controle de despesas e controle de faturamento são tarefas da contabilidade, seja ela contratada ou funcionando dentro da empresa é essencial que o empreendedor tenha acesso a tudo sobre a contabilidade, qualquer informação omitida ou ignorada pode fazer quebrar o negócio.

Além dos documentos necessários para que a empresa esteja legalmente estabelecida, também é tarefa da contabilidade verificar se os estoques estão baixos, e o empreendedor precisa saber sobre o nível dos estoques.

Outra tarefa da contabilidade é ter ciência se grande parte dos seus devedores não pagaram, a contabilidade precisa avisar, o empreendedor precisa saber sobre o que está acontecendo para reagir a estas situações rapidamente ou pode chegar a um ponto em que não haverá dinheiro suficiente para pagar os funcionários, e funcionário que não recebe em dia também não produz e fica difícil cobrar produção com salário atrasado.

Com uma contabilidade atenta não vai falta dinheiro em caixa e se alguém estiver roubando o dinheiro do caixa será mais fácil descobrir.