Utensílios Essênciais no Bar

Antes de começar a preparar drinques e coquetéis é preciso equipar seu bar com algumas bebidas e utensílios, com eles você vai preparar as bebidas com mais facilidade e com mais precisão nas medidas.

As bebidas mais populares são as indispensáveis:

– Licor de pêssego, laranja, menta, chocolate ou outros sabores.
– Vermute.
– Vinhos.
– Champagne.
– Vodka.
– Gin.
– Whisky.
– Rum.
– Conhaque.
– Cachaça.

Alguns utensílios também são necessários:

Copos, abridores de garrafas, e um balde de gelo são alguns utensílios indispensáveis para qualquer bar que se preze.

Existem baldes para gelo com dois tamanhos básicos: o pequeno é para servir gelo em destilados, o grande é para espumante e vinho branco, e também pode ser usado para gelar os copos.

As coqueteleiras existem em diversos modelos, tamanhos e formatos, as mais usadas são as de metal.

A colher de bailarina é usada como medida de bar, principalmente para mexer drinques no mixing glass, também ajuda a separar bebidas de coquetéis em camadas.

Os dosadores mais comuns são os de 50 mililitros, se na loja tiver daqueles americanos com especificação de medidas em “onça” é melhor escolher uma versão nacional.

Todo bar tender tem uma faca de bar que geralmente é vendida em lojas de utensílios domésticos, na falta pode ser substituída por outra faca bem afiada e que não seja muito grande, nem pense no facão de churrasco.

O copo misturador é o recipiente onde são misturadas e geladas as bebidas antes de serem transferidas para os copos, é recomendado que sejam copos lisos e transparentes para que o conteúdo possa ser visto.

Existem pás de gelo de plástico e de metal em tamanhos diferentes.

O coador de bar é usado para coar bebidas para copos sem o gelo.

O pilão é usado para o preparo de caipirinhas, os mais comuns são os de madeira, mas também existem de metal, que são mais fáceis de lavar.

A pinça de bar é usada para pegar as pedras de gelo.

O saca-rolhas recomendado deve ser daqueles que tenha pelo menos 5 espirais e alavanca para apoiar e uma serra para retirar as cápsulas das garrafas de vinho.

Não esquecer da tábua de corte para cortar as frutas que irão enfeitar o drink.

E finalmente, o vacu-vin para as garrafas de vinhos abertas, ele ajuda a retirar o oxigênio de dentro da garrafa evitando a oxigenação precoce do vinho.