Dicas Para Economizar

O primeiro passo para gastar menos combustível é cuidar da manutenção do carro, cuidados simples como manter os pneus calibrados tem reflexos imediatos no bolso do motorista.

A economia também pode estar na procura por postos com preços mais baratos para abastecer, mas é bom lembrar que se for preciso rodar muitos quilômetros para economizar pouco, o gasto vai ser maior que a economia.

No caso de combustível barato com a “chamada promoção” é bom ficar desconfiado, preços com muita diferença entre postos pode significar combustível adulterado, as margens de lucro na venda de combustível são bem apertadas.

Claro que se você acredita em Papai Noel, é provável que também acredite em milagres, mas não deve ser tão tolo a ponto de acreditar que dono de posto de combustível seja Jesus Cristo e que consiga fazer milagres.

A economia pode vir mesmo pagando mais caro pelo combustível, que se for de boa qualidade trará inclusive lucros se comparado ao combustível barato, que pode deixar o motorista a pé e ainda causar despesas com oficina mecânica, se for preciso, altere seus hábitos e fará economia.

• Se você tem mais de um carro use o que é mais econômico.

• Planejar as saídas e itinerários, procurar os caminhos mais curtos e evitar rodar por nada gera uma boa economia ao final do mês.

• Outra forma de economia é evitar usar o carro para qualquer saída, tente resolver a maior parte possível de seus negócios e compromissos sem precisar ir à rua.

• Procure sair nos horários de menor movimento, o “maldito” pára-e-anda dos congestionamentos das grandes cidades aumenta muito o consumo.

• Dirija em velocidade média e adequada para a rua, quanto mais rápido um carro anda, mais consome combustível, também não vá andar igual uma tartaruga formando “uma bicha” atrás de você, acompanhe o fluxo, acompanhar o trânsito ajuda a evitar acidentes.

• Retire todo o peso desnecessário, existem pessoas que têm o hábito de deixar coisas para eventuais necessidades no carro, geralmente são coisas velhas e pesadas.

• Sempre que possível, mantenha a velocidade constante, no momento da aceleração é a fase em que mais se gasta combustível.

• Tem ar condicionado no carro? Que beleza, você sabia que andar com o ar condicionado ligado pode gerar consumo de até 5% a mais?