Dicas Para Motoristas

– Se o seu carro possui ar condicionado, no inverno, acione-o por pelo menos trinta minutos no período a cada trinta dias, é que o sistema pode ficar com o funcionamento comprometido com a falta de utilização.

– Ao fechar a tampa do capô, o ideal é soltá-lo a mais ou menos um palmo de altura, e evite apoiar-se em áreas flexíveis para não amassá-la.

– Parece uma dica cretina, mas por incrível que pareça, tem quem utilize palhas de aço para limpar os vidro de seu automóvel, não cometa o mesmo erro, use limpa vidros ou álcool com jornal, que não deixa vestígios de fiapos como o pano.

– Se o vidro traseiro possui desembaçador, cuidado ao limpar a parte interna, e em nenhuma hipótese utilize produtos abrasivos, também não encoste objetos pontudos ou cortantes para não danificar os filetes de aquecimento.

– Não pulverize a parte interna do carro com querosene ou óleos minerais, esses procedimentos são muito comuns nos postos de gasolina, mas a utilização do querosene ou de óleo mineral causa o ressecamento das borrachas e acaba estragando lonas e até as pastilhas de freio.

– Se o veículo possuir catalisador, evite fazê-lo pegar no tranco, o combustível ainda não queimado pode se alojar no interior do equipamento, o que aumenta a possibilidade de superaquecimento do motor.

– Use sempre as medidas indicadas pelo fabricante do veículo, que são informadas no manual do proprietário, tamanhos diferentes daqueles recomendados alteram o comportamento da direção, e acabam tornando o carro inseguro.

– Prefira o desenho da banda de rodagem compatível com seu tipo de carro e uso, não coloque pneus lameiros em carros que rodam basicamente no asfalto, nem dirija com pneus para asfalto na terra.

– Não monte pneus com tamanhos e construções diferentes em um mesmo veículo, utilizar diagonais e radiais em um mesmo carro o tornará instável.

– Para igualar o uso dos cinco pneus do carro, incluindo o estepe, faça um rodízio a cada 10,000 quilômetros, o rodízio compensará as diferenças do desgaste, permitindo aumento de quilometragem e proporcionando boa estabilidade.