Economize Combustível

Evitar freadas e aceleradas bruscas ajuda a poupar todo o conjunto do carro, mas o reflexo maior é notado na quantidade de consumo de combustível, por isso se recomenda que não seja “pisado” no acelerador desnecessariamente, e esta dica serve para o carro parado ou em movimento.

Pode parecer insignificante, mas sempre que for possível, mantenha as janelas fechadas, dessa maneira a resistência do ar diminui e também propicia uma boa economia de combustível.

Existem vários itens que geram economia de combustível, um deles é fazer verificações periódicas dos filtros de ar e de combustível e trocá-los quando atingirem as quilometragens recomendadas pelo fabricante do veículo.

Outro item é não ultrapassar a capacidade de carga do veículo, além de mais consumo de combustível, também haverá desgaste de todo o sistema de suspensão, freios e pneus.

Nas estradas, assim que o carro atingir a velocidade desejada, vá soltando aos poucos o pedal do acelerador, e se você tem essa “mania de velho” de acelerar o carro antes de desligar o motor, pode parar, isso só leva ao consumo desnecessário de combustível.

O procedimento de acelerar antes de desligar o carro era necessário nos carros de antigamente quando o coletor tinha que ficar com combustível para o automóvel pegar com maior facilidade mais tarde.

Mas atualmente, esse procedimento só representa um pouco mais de barulho do motor e aumento no consumo de combustível, além da possibilidade de provocar danos no catalisador, o que viria a aumentar a emissão de poluentes e prejudicar o desempenho.