Estrutura de Marketing

O composto de marketing, ou melhor, o marketing mix são as variáveis controláveis que são utilizadas pelas empresas para interagir com o seu mercado.

Produto é tudo aquilo que pode ser oferecido a um mercado para aquisição ou consumo, como, objetivos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações, idéias, para satisfazer um desejo ou necessidade.

Preço é o valor monetário atribuído a um produto, para efeito de comercialização, sob a ótica de marketing, o mais correto é falar em composto de preço, isto é, toda a política que determina os custos e supera as diferentes barreiras até chegar ao consumidor final.

Ponto de venda incluí todos os aspectos de distribuição de bens e serviços, incluindo os canais de vendas tradicionais, lojas, máquinas de vendas, distribuidores, etc. e a disponibilidade dos bens ou serviços através desses canais.

Promoção é todo o esforço de comunicação persuasiva a respeito de uma organização e seus produtos, sob o ponto de vista do marketing, são todas as formas de comunicação promocional como propaganda, publicidade, promoção de vendas, merchandising que são utilizadas pelas empresas e organizações para se comunicarem com seus respectivos mercados.