Faça Papel Machê

Materiais e o modo de como fazer papel machê.

1/4 de rolo de papel higiênico.

Farinha de trigo.

Gesso na mesma quantidade da farinha de trigo.

Cola fria.

Misture o gesso e a farinha de trigo e reserve.

Corte o papel em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho em bastante água durante a noite.

Ferva os pedaços de papel na mesma água durante uma hora, afinalidade é obter a melhor qualidade no trabalho, é importante que o papel fique completamente desmanchado.

Em seguida coe o papel num pano até expulsar toda a água, coe de cada vez quantidades que possam ser espremidas facilmente com as mãos e não misture as “quantidades” entre si.

Depois de espremido todo o papel, acrescente o gesso e a farinha de trigo que foram previamente misturados.

A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia da mistura farinha com gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada “bolota” de papel.

Amasse bem até obter uma pasta homogênea, se estiver muito seca pode esfarinhar, neste caso acrescente água aos pouquinhos até obter o ponto em possa trabalhar a massa.

Se a água começar a escorrer entre os dedos, é porque você colocou água demais, neste caso acrescente um pouco mais de gesso.

Não prepare quantidade maior de massa do que aquela que você pretende usar, pois uma vez seco o gesso, não será possível aproveitar a massa.

Se desejar fazer escultura com esse material, não use gesso, ao preparar a mistura, faça-a apenas com o papel, farinha e cola fria, na proporção indicada acima.