Funções do Marketing

No marketing, cinco funções são os destaques dos profissionais de marketing:

A gerência de produto acompanha o serviço desde a concepção aos estágios de pesquisas, design, desenvolvimento e fabricação até o lançamento no mercado.

A definição de preço é determinado de acordo com os custos, poder aquisitivo do mercado, e o preço dos produtos concorrentes.

A distribuição é feita por um ou mais canais, em venda direta ao consumidor ou por intermediários, importante observar que a distribuição dos produtos depende de sua natureza e da forma como é feita a venda.

Os canais tradicionais de distribuição são o atacado, o varejo e as vendas industriais, é válido citar que a partir da década de 1950, tornaram-se populares as vendas por reembolso postal e a mala direta, mais tarde surgiram o telemarketing, as vendas por computador e a formação de grandes cadeias de vendedores autônomos, que adquirem os produtos e as peças publicitárias, cuidam da divulgação e do fechamento de vendas e estabelecem suas próprias margens de lucro, dentro de limites estabelecidos pelo fabricante.

A publicidade seleciona as características do bem capazes de atrair o público alvo e criar na mente do consumidor diferenciações positivas do produto em relação aos concorrentes, uma das principais técnicas do marketing, a publicidade, tem o objetivo de criar e desenvolver ou até mudar os hábitos e as necessidades do consumidor.

Nas vendas é onde se dá o contato direto entre comprador e vendedor, os fabricantes de bens de consumo e larga escala, embora não vendam diretamente ao consumidor final, costumam empregar um grande número de vendedores para lidar com todos os intermediários de todo tipo, sejam eles atacadistas ou varejistas.

Na venda de bens de capital complexos ou muito caros o papel do vendedor é crucial, e a cada dia que passa, com o aumento do número de concorrentes em quase todos os ramos de negócios o campo de atuação do marketing passou a incluir funções como serviços de atendimento ao cliente e comunicação com o consumidor.

Em algumas empresas, a diretoria de marketing detém o poder de decisão sobre áreas das mais diversificadas, como programação visual e embalagem, preço, relações públicas e pesquisa de desenvolvimento de produtos novos.