Funções dos Aditivos

Quando foram lançados os aditivos foram polêmicos, atualmente os conceitos sobre os aditivos mudaram, e por isso a utilização dos aditivos é vista como uma manutenção preventiva ou como mais uma despesa para ser evitada, sob meu ponto de vista, acho que eles são muito úteis.

Os aditivos mais conhecidos são os que trabalham junto com os lubrificantes do motor, cuja função é diminuir atritos internos, existem várias tipos de aditivos e também várias utilizações, alguns são para motores novos, sua utilização tem como objetivo prolongar a vida útil do motor, outros são para motores cansados, cuja finalidade é agir sobre as folgas internas do motor, diminuindo a queima de óleo.

Também existem aditivos com ação detergente, a utilização de aditivos com ação detergente tem como objetivo evitar a formação de borras sobre os pistões e no carter, além de eliminar a carbonização interna do motor, em geral, quase todos os aditivos informam que já vem com ação detergente.

Os aditivos para combustível tem basicamente a função detergente e de limpeza, cujo objetivo é evitar a manutenção dos sistemas de alimentação, sua eficácia é na limpeza dos dutos de combustível e bicos injetores, além de promover uma leve ação antiferrugem através da lubrificação dos injetores ou carburadores.

Os aditivos para câmbio e transmissão mostram rápido sua eficiência, são indicados para cambio e para transmissão, aderem bem à superfície de contato das engrenagens, eixos e rolamentos, é bem fácil notar a diferença ao rodar com o carro.

Existem também os aditivos para radiadores, o mais conhecido é o etileno-glicol, devido a vários fatores, hoje em dia o aditivo é até obrigatório para radiadores, pois sua principal função é elevar o ponto de fervura da água para cima de 100º C, também tem a função de evitar a formação de ferrugem interna no radiador, bloco do motor e demais componentes do sistema de refrigeração, é bom citar que a baixa qualidade do aditivo ou a falta do mesmo, e dependendo de quem é o motorista, pode significar um motor fervendo e/ou tampa de radiador voando.