Importância dos Pneus

Os pneus são os responsáveis diretos pelo contato com o solo, na verdade são os únicos componentes que tocam o asfalto, claro, isso não é nenhuma novidade, mas este comentário serve para lembrar da enorme importância que os pneus têm.

Pneus ruins podem colocar por terra todo o esforço feito para melhorar outras áreas do carro, por outro lado, bons pneus podem realçar tudo de bom que um carro tem, mas isto nem sempre significa que um bom pneu é o que tiver melhor aderência, isso depende do carro e do tipo de condução, ou seja, depende do carro e do motorista.

O problema é que pneus com altos níveis de aderência normalmente tem a tendência para passar bruscamente para uma situação de falta de aderência, por isso às vezes é preferível utilizar um pneu com menos aderência, mas com maior regularidade de utilização, e com menos variações em função das diferentes temperaturas de utilização.

O pneu perfeito é difícil de encontrar porque não depende só do pneu em si, depende também do tipo de asfalto, e quem dirige sabe que numa pista os pneus slicks são os melhores, mas numa estrada normal talvez não sejam.

Tudo depende do utilizador e daquilo que a experiência tiver ensinado, não existem marcas e nem modelos que sejam definitivamente os melhores, mas uma coisa é certa, um pneu de chuva não é bom em piso seco, e um bom pneu terá um período de vida útil menor ao de um pneu normal, embora muitas vezes, um bom pneu gasto seja bem melhor que um pneu normal em bom estado.

As medidas dos pneus também são importantes, quanto menos altura do perfil melhor, para evitar a tendência torsional, quanto à largura do piso, não convém exagerar, pois a largura excessiva vai diminuir a velocidade porque o atrito é maior e aumenta também o consumo, mas um aumento da largura bem pensado pode ter enormes benefícios em termos de comportamento dinâmico e de capacidade de travagem.