Porque Radares Escondidos?

Quem circula pela cidade de Itajaí diariamente deve estar por dentro de uma realidade que se não é criminosa, é no mínimo antiética, e não é por acaso que nas redes sociais já elegeram Itajaí como a capital nacional da fábrica de multas de trânsito.

Não sou contra a fiscalização e nem a favor de burlar a lei, sou sim a favor da fiscalização eletrônica para controle, por que a fiscalização eletrônica pune quem realmente comete a infração, não é o caso das lombadas físicas.

Odeio lombadas físicas que são colocadas em qualquer lugar só porque alguém acha que precisa, quem autoriza lombada física não pensa nas ambulâncias, na polícia perseguindo bandidos e em quem trabalha com veículos de carga.

Qualquer um com o mínimo de bom senso sabe ou deveria saber que colocar radares escondido nas ruas não tem nada a ver com educação, o argumento que os motoristas são mal educados não justifica o injustificável e ilegal perante a lei, se o argumento é prevenção ou educação no trânsito, porque esconder os radares?

Se alguém acha que estou exagerando, basta pegar a Av. Adolfo Konder sentido BR 101, em frente a rodoviária há um radar de avanço de sinal e antes do acesso a BR101 outro radar, não dá 1KM entre os dois, mas entre os radares não há sinalização, não há avisos.

Sei que deve ser seguida a legislação de trânsito, mas a lei também diz que deve haver sinalização quando houver fiscalização eletrônica de qualquer tipo, se eu for multado vou recorrer e vou até as últimas consequências, se a lei é igual para todos vou fazer questão disso.

Sei que quem avisa sobre a existência de blitz em determinado local pode ser multado, aí é que está a questão: “se eu aviso alguém, esse alguém não alivia o pé?” e acaba passando na blitz “de boa”? Ou a intenção é apenas a de multar? Parece que sim.

Andando pela cidade fica fácil entender porque a cidade tem vários semáforos novos esperando entrar em operação, e olha que o rei das lombadas físicas e dos semáforos não está mais no órgão municipal de trânsito.

É preciso mudar as coisas, nós, parecemos gado que segue o que mandam sem contestar, sem discutir, sem argumentar, ou seja, não reclamamos de nada. Se eu estiver errado no trânsito sou culpado, isso é óbvio, pois não segui o que diz a lei, mas porque essa lei não é discutida? Concordo que existem ruas na cidade que devem ser no máximo 40 KM/H, mas na cidade inteira ser 50 KM/H a velocidade máxima não dá para concordar.

Qual foi o estudo tomado como referencia para que pudesse ser determinada como velocidade máxima 50 KM/H? Qual estatística que comprova que 50 KM/H é o ideal e qual a quantidade de acidentes causada por velocidade em cada uma das ruas antes e depois da entrada em vigor? Porque não se investe em pessoas observando e orientando o trânsito? Porque não se investe em abordagens aleatórias em postos avançados nas entradas e saídas da cidade?

A resposta pode ser dada como outra qualquer, mas para mim, único objetivo é arrecadar, e não tem nada a ver com educar no trânsito. Até o momento em que escrevo esse texto não recebi nenhuma notificação ou multa, mas não receber notificação não quer dizer que não será multado se fizer uma boa defesa na justificativa, pois notificação eletrônica vira multa na certa, toda justificativa é indeferida e papo final.

A coisa tá feia e é muito séria, Itajaí tem em torno de 140 mil veículos emplacados na cidade e já foram emitidas mais de 100 mil notificações em 5 meses, são mais de 20 mil notificações por mês, e não ter sido notificado pode ser justificado da forma simples:  por “não andar de carro” ou ser alguém que segue a lei, mesmo discordando dela.

E talvez seja preciso agir até de forma preventiva não tirando o carro da garagem, se já não bastasse os impostos embutidos em praticamente tudo o que fazemos, agora nem andar de carro pela cidade é seguro, pois até o município quer me assaltar.

Os radares que puderam ser localizados em Itajaí foram colocados no aplicativo waze estão listados abaixo:

– Av. Gov. Adolfo Konder, 2600 (sentido Leste/Oeste) – Av. Ver. Abrahão João Francisco, 4800 (sentido Leste/Oeste)

– Av. Ver. Abrahão João Francisco, 4800 (sentido Oeste/Leste)

– Av. Mario Uriarte, 1500 (sentido Leste/Oeste e Oeste/Leste)

– Av. Pref. Paulo Bauer, 500 (Ferry Boat, sentido Leste/Oeste)

– Rua César Augusto Dalçóquio, próximo ao cruzamento com Av. Pres. Castelo Branco (sentido Leste/Oeste)

– Rua César Augusto Dalçóquio, próximo ao cruzamento com Av. Pres. Castelo Branco (sentido Oeste/Leste)

– Rod. Osvaldo Reis, 3588 (sentido Sul/Norte e Norte/Sul)

– Rod. Osvaldo Reis, 911 (sentido Sul/Norte)

– Av. Ver. Abrahão João Francisco, 3933 (sentido Oeste/Leste)

– Rua Heitor Liberato, 2187 (sentido Leste/Oeste)

– Av. Ministro Victor Konder, 1016 (sentido Sul/Norte)

– Rod. Osvaldo Reis, 2630 (sentido Norte/Sul)

– Av. Itaipava, 2266 (sentido Oeste/Leste e Leste/Oeste)

– Rua Dr. Reinaldo Schmithausen, 100 (sentido Leste/Oeste)

– Rua Dr. José Bonifácio Malburg cruzamento com Av. Cel. Marcos Konder (sentido Leste/Oeste)

– Av. Gov. Adolfo Konder, 1201 (sentido Leste/Oeste e Oeste/Leste)

– Av. Sete de Setembro, 1657 (sentido Sul/Norte e Norte/Sul)

– Rua João Gaya cruzamento com Av. José Eugênio Muller(sentido Oeste/Leste)

– Rua Heitor Liberato cruzamento com Rua Indaial (sentido Leste/Oeste)

– Rua Dr. Reinaldo Schmithausen cruzamento com Rua Odilío Gárcia (sentido Oeste/Leste e Leste/Oeste)

– Rua Carolina Vailatti cruzamento com Rua Indaial (sentido Oeste/Leste)

– Av. Ver. Abrahão João Francisco cruzamento Rua Uruguai (sentido Oeste/Leste e Leste/Oeste)

– Rua Uruguai cruzamento com Av. Ver. Abrahão João Francisco (sentido Norte/Sul)

– Av. Irineu Bornhausen cruzamento com Albino Gulgelmin (sentido Norte/Sul)

– Rua Marcos Konder cruzamento com Av. Ver. Abrahão João Francisco (sentido Norte/Sul)

– Rua Alfredo Eicke cruzamento com Rua Curt Hering (sentido Leste/Oeste)

– Rua Marcos Konder cruzamento Rua Silva (sentido Sul/Norte e Norte/Sul)

– Rua Silva cruzamento com Rua Marcos Konder (sentido Leste/Oeste)

– Av. Coronel Eugênio Muller, 300 (sentido Leste/Oeste e Oeste/Leste)

– Av. Ver. Abrahão João Francisco cruzamento com Rua Marcos Konder (sentido Oeste/Leste e Leste/Oeste)

– Rua Antônio Manoel Moreira cruzamento com Rua Agostinho Fernandes Vieira (sentido Norte/Sul)

– Rua Agostinho Fernandes Vieira cruzamento com Rua Antônio Manoel Moreira (sentido Leste/Oeste)

– Rua Estéfano José Vanolli cruzamento com Rua Manoel Francisco Coelho (sentido Norte/Sul e Sul/Norte)

– Rua Dr. Reinaldo Schmithausen cruzamento com Av. Pres. Castelo Branco (sentido Leste/Oeste e Oeste/Leste)

– Rua Luiz Lopes Gonzaga cruzamento com Rua Manoel Francisco Coelho (sentido Norte/Sul e Sul/Norte)

– Rua Dr. Pedro Rangel cruzamento com Rua José Pereira Liberato (sentido Leste/Oeste e Oeste/Leste)

– Av. Irineu Bornhausen cruzamento com Rua Benjamin Franklin Pereira (sentido Norte/Sul)

Não confie cegamente nessa lista, os radares “podem mudar de lugares”.