Já Tem Radar Com OCR

A tecnologia existe e está presente em nosso dia a dia e não tem como negar, é todo tipo de equipamento com as mais variadas funções, um exemplo disso são os aparelhos GPS utilizados pelos motoristas para identificar o local onde existem controladores de velocidade.

Do outro lado os órgãos controladores de trânsito com controladores de velocidade, o diferente é que antes eram pontos fixos como as chamadas lombadas eletrônicas, agora com o moderno radar com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) pouca coisa escapa e nesse caso nem o GPS resolve para identificar onde estão os pontos de abordagem.

Uma vantagem em relação às medições com radares com OCR é que só são parados veículos com algum problema de documentação, assim os agentes não perdem tempo com veículos regulares, e concentram seus esforços naqueles que tem algum tipo de problema.

 

Itajaí segue a linha da modernidade, há alguns meses vem utilizando o radar com OCR, e para os desavisados, no site da prefeitura municipal de Itajaí está disponível a informação de que a Codetran vai fazer abordagens todas as terças e quintas-feiras e irá utilizar o radar com OCR nas ruas de Itajaí.

Além de não precisar abordar quem está com os documentos em dia, o radar é do tipo móvel, o que dificulta para os motoristas saber exatamente o local onde estão sendo feitas as abordagens, mesmo que os motoristas estejam utilizando GPS, outra vantagem para os agentes é que depois de alguns minutos a informação referente as abordagens se espalha pela cidade, então o ponto de abordagens é mudado de local.

A eficiência do radar com OCR é incontestável, em fração de segundo ele registra a imagem e automaticamente transforma essa imagem em caractere, e acessa um banco de dados com todas as informações do veículo, como a quitação do IPVA, as multas, a marca e a cor do automóvel, obviamente que o objetivo é revelar seu estado legal.

Ao decodificar uma placar ele acende uma luz vermelha quando o veículo é roubado, uma luz amarela quando está com a documentação atrasada e uma luz laranja quando possui alguma alteração nas características originais.

De acordo com o Código Nacional de Trânsito, toda a cidade com mais de 100 mil veículos deve utilizar um Radar OCR, como Itajaí possui próximo de 115 mil veículos emplacados na cidade já se adequou a esta norma.