Fazer Compressa Argila

Separe quantidade suficiente de argila, em seguida, adicione água mineral destilada ou fervida e filtrada, até que a compressa adquira consistência pastosa, e conforme o caso, selecione os ingredientes e acrescente-os.

Os mais utilizados são cebola ralada, carvão vegetal, cenoura ralada, mel de abelhas, óleo de eucalipto, óleo de linhaça, orégano, sal, arnica macerada, chá de camomila, chá de malva, polpa de babosa etc.

Prepare a cama do paciente para a compressa lombo-ventral, seguindo os seguintes passos: Forre um plástico resistente sobre o colchão.

Sobre o plástico, forre um lençol.

Sobre o lençol, estenda um cobertor atravessado na cama.

Sobre o cobertor, estenda duas folhas grandes de papel, pode ser jornais velhos.

Sobre o papel, estenda um pano grande, que envolverá o paciente.

Espalhe a pasta de argila sobre o pano em camada uniforme com aproximadamente um centímetro de espessura.

Deite o paciente diretamente sobre a pasta, e distribua outra camada de argila sobre o ventre.

Envolva o paciente com o pano, as folhas de papel e o cobertor, mantenha o paciente bem agasalhado, também tenha o cuidado de manter os pés do paciente aquecidos com bolsa de água quente.

A compressa deve ter duração máxima de duas horas em pacientes com mais de oito anos de idade, nos mais novos, a duração máxima é uma hora.

Decorrido este tempo, retire a compressa para que o paciente possa tomar banho em água fria ou morna.

Não é recomendável que mulheres durante o período menstrual ou durante a gravidez, e pacientes muito debilitados, sejam submetidos a este tratamento.