Para Prisão de Ventre

Conhecida popularmente como prisão de ventre, atinge grande parte das pessoas e está relacionada com diversas doenças, caracteriza-se pela dificuldade em evacuar, fezes ressecadas e distúrbio na freqüência das evacuações.

Ocorrem dores e mal-estar, sendo uma das principais causas de hemorroidas e apendicite, com isso, o organismo contamina-se com toxinas que deveriam ser eliminadas.

Pessoas constipadas apresentam também distensão abdominal, as principais causas são falta de fibras na alimentação, pouca ingestão de água, gravidez e problemas fisiológicos, uma dieta rica em fibras, líquidos e a prática de exercícios físicos é fundamental para o tratamento.

Vitamina de caqui

3 caquis bem maduros sem casca e sem sementes.
2 copos de leite gelado.

Modo de preparo: bater no liquidificador, durante dois minutos e adoçar a gosto.

Suco de caqui e laranja

1 caqui.
1 laranja.

Modo de preparo: descascar a laranja e cortar em pedaços tirando as sementes.

Lavar bem o caqui, cortar em pedaços sem sementes e extrair o suco das frutas, processando pela centrífuga, adoce e sirva.

Milk-shake refrescante e digestivo de banana com mamão

3 copos de leite de soja.
1 mamão papaia picado.
1 banana.
1 colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo: bata no liquidificador e tome gelado.

Suco de laranja, com muitas fibras

3 laranjas.

Modo de preparo: descascá-las e deixar aquela pele branca (rica em pectina), que ajuda a emagrecer e favorece o funcionamento dos intestinos, combatendo a prisão de ventre.

Corte-as em quatro partes e passe numa centrífuga, se necessário, adoce.

Coloque bastante gelo para ficar cremoso e suave, é muito delicioso.

Suco de tangerina

2 tangerinas sem sementes.
500ml de água mineral.
Adoçar.

Modo de preparo: Bater no liquidificador, coar e servir.

Suco de uva com ameixa-preta e pêra

Dois copos de suco de uva com ½ pêra descascada e sem sementes, três unidades de ameixas-pretas sem caroço.

Modo de preparo: bater no liquidificador e sirva gelado.

Vitamina de manga

2 mangas médias sem caroço picadas.
1 litro de leite.

Modo de preparo: bater no liquidificador e adoçar a gosto.

Suco de cupuaçu

200g de polpa de cupuaçu ou duas colheres de sopa de polpa ou, ainda, duas colheres de polpa de cupuaçu, ½ litro de água mineral.

Modo de preparo: bater no liquidificador, adoçar a gosto e servir bem gelado.

Ameixa-preta

10 ameixas-pretas sem caroço.
1 copo de água.

Modo de preparo: bater no liquidificador.

Principais elementos terapêuticos

A manga aumenta o sistema imunológico e combate a prisão de ventre.

É rica em fibras, pode ser usada ao natural, em saladas, sorvetes, e até Em molhos para acompanhar pratos salgados, contém vitaminas: A, BI, B2 e B5 e os minerais potássio, fósforo e cálcio.

O caqui é excelente para prevenir cãibras, prisão de ventre e tem ação Galactogênica, tem vitaminas: BI, B2, B6 e C e os minerais: potássio, fósforo, cálcio, magnésio, sódio e ferro.

O mamão ou papaia ajuda na digestão (bromelina), atua na gastrite e diabetes, tem vitaminas: A, C, BI e B2 e os minerais: ferro, fósforo, cálcio.

A laranja é uma fruta rica em vitamina C e fibras, principalmente se ingerida com o bagaço, auxilia na digestão, no processo de emagrecimento, auxiliando na prevenção de doenças em geral.

A tangerina é uma fruta rica em vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento dos intestinos por causa das suas fibras exerce ação fortalecedora do sistema imunológico e preventiva de câncer, além de ser levemente laxativa, é rica em vitamina C, potássio e pectina.

A banana é a certeza de saúde para crianças, gestantes e atletas, combate a diarréia infantil e a tensão pré-menstrual, tem as vitaminas: A, C, BI, B2 e B5 e os minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro, e tem apenas 96 calorias por cada 100 gramas.

A uva contém um elemento incrível contra o infarto, herpes e proteção contra o câncer, que é o Resveratrol, estudado por iminentes pesquisadores, comprovando sua ação varredora de radicais livres e seu poder antioxidante.

Inibe a ação do mau colesterol, evitando o derrame cerebral e reduzindo a formação de placas de gordura, possui cerca de 60 calorias por 100 gramas.

O cupuaçu é uma das frutas mais versáteis, de sabor peculiar, com grande quantidade de vitaminas do complexo B, proteínas e fibras, além dos taninos, que ajudam a evitar inflamações e toxinas no organismo.

A ameixa-preta é indicada para hipertensão arterial, ácido úrico e prisão de ventre, possuí vitaminas: A, B6 e C e os minerais: ferro e potássio.

Também possui um elemento químico chamado hidroxifenilxantina, que, com as fibras, ajudam no peristaltismo intestinal, combatendo a prisão de ventre.

As fibras da ameixa ajudam o bolo alimentar a seguir seu caminho mais rapidamente, pois não são digeridas pelo organismo.