Saúde Bucal e Sorriso

Se você ler este texto com atenção, verá que a saúde bucal e o sorriso brilhante dos dentes do seu filho dependem de você.

Algumas atitudes erradas podem ser o motivo do surgimento de cáries na infância, ou melhor, as cáries da primeira infância, que também é conhecida como cárie de mamadeira, muitos não dão a devida atenção, mas este tipo de cárie pode destruir os dentes de crianças bem novinhas, o bom de tudo é que é um tipo de doença que pode ser prevenida, sim, isso mesmo, cárie é doença.

Deixar o bebê dormir com uma mamadeira na boca é coisa de mãe preguiçosa e é uma atitude errada, além do risco de se fogar enquanto a criança dorme, os líquidos que têm açúcar ficam em volta dos dentes e irão causar as cáries.

O leite materno e o leite de fórmulas contém açúcar, é bom citar que em amamentação prolongada na mãe não deve ser permitido que o bebê adormeça enquanto se alimenta.

Muitas das cáries surgem a partir da mamadeira, e deixar que a criança fique muito tempo com a mamadeira é um erro que deve ser evitado.

Existem crianças que não dormem sem a mamadeira, mas convém mudar de hábito, a mamadeira pode ser substituída por alguma coisa que não ofereça riscos de doença, principalmente a cárie.

A mamadeira pode ser “trocada” por uma manta, uma boneca, um bichinho, ou alguma coisa que se torne o brinquedo favorito na hora de dormir.

Cantar ou colocar um CD de música bem tranqüila com som bem baixinho ajuda a criança adormecer, às vezes pode ser preciso segurar ou balançar para fazer dormir.

Quando a criança já for ativa e entender o que acontece em sua volta, uma história pode ser contada ou ser lida uma história num livro.

Cáries em qualquer idade é problema, mas na infância pode ser muito pior, pode acontecer a perda de dentes, aparecer problemas de audição e de fala, os dentes ficarem tortos, além de causar muita dor e causar a baixa auto-estima.

Existem maneiras de evitar que apareçam cáries enquanto criança, é só seguir algumas regrinhas bem simples:

A criança deve ser colocada na cama sem a mamadeira.

Não coloque a criança na cama com uma mamadeira que tenha leite, suco, água com açúcar ou refrigerante, se for inevitável que a criança precise tomar uma mamadeira para adormecer, encha a mamadeira com água sem açúcar.

Não deixe que a criança fique com a mamadeira mais do que o tempo necessário para tomar a mamadeira.

Limpar a gengiva e os dentes da criança depois de qualquer alimentação com um pequeno pano úmido e macio ou um pedaço de gaze é um procedimento que trás bons resultados na prevenção.

Para as crianças mais velhas uma escova dental com cerdas macias para escovar dentes é o ideal.

A criança deve ser ensinada a usar um copo com oito ou nove meses de idade, uma boa dica é trocar a mamadeira da criança por um copo antes que ela tenha um ano de idade.

Procurar um médico ou dentista para saber se a criança está recebendo a quantidade diária correta de flúor é algo que deve ser feito periodicamente.