Tratamento do Colesterol

O colesterol é produzido no organismo, mais precisamente no fígado, diariamente 1 grama de colesterol, mas é a quantidade suficiente que o corpo necessita para produzir hormônios sexuais, bile, vitamina D e membranas celulares, entre outras importantes funções.

Mas o organismo não necessita do colesterol dietético, que é encontrado em produtos de origem animal, e que a maioria das pessoas o consomem em excesso.

Altos níveis de colesterol no sangue aumentam o risco de ataques cardíacos, e o colesterol torna-se um problema quando há excesso de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) no organismo.

As lipoproteínas de alta densidade (HDL) são benéficas, pois tiram o excesso de colesterol do sangue, mas ocorrerão problemas de saúde se houver desequilíbrio nos níveis de HDL.

Carnes e laticínios são os principais agressores, pois contêm alto teor de colesterol (LDL), as gorduras hidrogenadas, sólidas, como banha, margarina, manteiga, óleos e azeite-de-dendê também devem ser evitados.

Coquetel para diminuir o colesterol

½ cenoura.
½ maçã média.
5g de gengibre.
2 ramos de salsinha.
1 copo de água.

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador.

Dose recomendada: duas vezes ao dia, entre as refeições.

Mais um coquetel para diminuir o colesterol

3 dentes de alho.
Polpa de acerola (100ml).
½ de abacate.
2 copos de água.

Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida, é recomendado tomar duas vezes ao dia, após as refeições.

Principais propriedades terapêuticas

O alho tem a propriedade de diminuir os níveis de colesterol.

A acerola é rica em vitamina C e também possui a capacidade de diminuir o colesterol.

O abacate tem gordura monoinsaturada que emulsifica biologicamente as gorduras saturadas, presentes nas carnes e reveste-as de gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis, eliminando o LDL, que é o colesterol que causa problemas.