Métodos de Contabilidade

Ao iniciar um negócio, você tem que determinar o método que será usado para pagar as faturas e com isso para pagar os impostos, claro que as duas opções são o dinheiro, mas aqui vamos ao exercício do método.

Se você estiver procurando por simplicidade, o dinheiro é provavelmente o melhor método contabilístico a ser escolhido.

Geralmente, os rendimentos e as deduções podem ser requeridas quando os pagamentos são efetivamente recebidos ou efetuados, a seguir isso é mostrado com um exemplo.

Ao abrir um pequeno negócio eu abro uma conta num banco, recebo cartões de crédito e cheques, talvez algum crédito adicional, como recebo os produtos para pagar a fatura em data pré deteminada, digamos, 10 de maio de 2009, posso fazer um planejamento, se eu usar dinheiro como método de pagamento posso deduzir os custos no meu imposto de renda 2009.

Existem empresas que estão impedidas de utilizar o dinheiro vivo como método de pagamento, outras empresas só podem usar o dinheiro como método se tiverem menos de 3 milhões (valor fictício) na receita bruta de um determinado ano.

Empresas prestadoras de serviço podem usar o dinheiro como método de pagamentos sem limites, enquanto que empresas no segmento da agricultura só podem usar a renda bruta, e se a receita for inferior a 3 milhões, e para garantir que os impostos sejam pagos, são proibidas de utilizar o dinheiro como método de pagamento.

O método de contabilização a prazo é um pouco mais complexo, de acordo com esse método, o foco é na data em que o gasto é ocorrido e não quando é pago, embora isso possa parecer uma pequena diferença, é um detalhe que pode fazer muita diferença.

Usando exemplo acima, suponha que para pagamento com cartão de crédito com data fixa em 10 de maio de 2009, eu recebo os produtos em 20 de abril de 2009, mas não pago a fatura até 10 de maio de 2009.

Geralmente, o vencimento da fatura ocorre quando os bens ou serviços são fornecidos, no exemplo acima, o vencimento da fatura sem dúvida deveria ser um ou dois dias depois de quando a fatura do cartão de crédito deveria ser paga, assim, eu seria capaz de colocar essa despesa para ser paga no cartão no mês seguinte, e se fosse o vencimento o dia 30 de dezembro, a dedução do imposto seria para o ano fiscal de 2010.

Como você pode ver, o dinheiro é o método mais fácil dos dois métodos contabilísticos, mas cada caso é um caso, pois podem existir vantagens ou desvantagens, por isso, para determinar o melhor método para o seu tipo de negócio, procure um contador profissional.