Nova Lei do Consórcio

A partir do dia 06 de fevereiro passaram a valer as novas regras novas para o consórcio.

Especialistas do setor afirmam que a nova lei é muito positiva para o setor, pois beneficia e dá garantias para as administradoras e para os consorciados.

Nos consórcios pode ser esperado grupos de tudo, nas novas regras, uma das principais mudanças é a formação de grupos de consorciados para contratar serviços, também podem ser fechados grupos para fazer cirurgia plástica, pacotes de viagem de turismo, e tantas outras coisas, desde que existam interessados, praticamente qualquer coisa de agora em diante pode ser adquirido através de consórcio.

A partir de agora, o consorciado que for contemplado ou acabar o plano pode usar o dinheiro para quitar financiamento de bens, se você está em um grupo de consórcio para comprar um carro e for sorteado, pode usar o dinheiro pra pagar o financiamento da sua casa, este é apenas um exemplo, essa mesma regra também vale para bens em nome do consorciado, desde que o valor possa quitar toda a dívida.

Existem mais mudanças, a partir de agora o consorciado pode comprar, no máximo, 10% das cotas de um grupo, todo o dinheiro da sobra do grupo deve ser depositado direto na conta dos clientes do consórcio.

A lei ainda determina que o interesse do grupo vale mais que o de um consorciado, isso é interessante porque evita que uma ação judicial particular possa falir ou fazer a administradora encerrar as atividas e deixar outros clientes com o prejuízo.