Sobre o Ácido Úrico

O ácido úrico é uma doença caracterizada por inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas, pode afetar as articulações dos pés, base dos dedos, joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos.

É um tipo de artrite decorrente de um defeito de genes hereditários, que afetam a excreção de ácido úrico pelos rins.

Quando os cristais de ácido úrico se depositam no líquido sinuvial (que envolve as articulações), o sistema imunológico tenta eliminá-los, causando a inflamação, e com o tempo, formam-se caroços salientes nas articulações.

Alimentos que aumentam o ácido úrico: carne de frango (principalmente com pele), caldo de carne, peixes defumados, peixes enlatados, lentilhas, sementes de tomate, chocolate, cerveja, vinho tinto em conseqüência da purina.

Existem vários tipos de tratamento, na medicina tradicional os remédios são caros e causam outros tipos de problemas, na maioria dos tratamentos, o mesmo não acontece quando é utilizada a medicina natural, é obvio que o médico deve ser consultado periodicamente e exames devem ser feitos para saber como está o tratamento, enfim, o suco nem deve ser considerado tratamento, mas as pesquisas mostraram que o suco dá bons resultados, seguem receitas de sucos para tratamento do ácido úrico.

Sucos contra ácido úrico e gota.

½ pepino médio.

½ cenoura média.

1 copo de água-de-coco ou 1 copo de água mineral.

Modo de preparar: Passar pela centrífuga a cenoura e o pepino, e em seguida misturar com água-de-coco ou água mineral.

Suco de melancia.

2 xícaras com pedaços de polpa de melancia com sementes.

1 copo de água-de-coco ou água mineral.

Adoçante a gosto.

Modo de preparar: colocar no liquidificador, bater rapidamente, coar e tomar em seguida, a dose recomendada é tomar três vezes ao dia.

Existem muitas plantas com elementos terapêuticos, e cada planta ou erva tem suas propriedades, no caso de ácido úrico a melancia é recomendada por ter muitos elementos essenciais para fortalecer o organismo, um deles é o licopeno, pigmento que dá a cor vermelha à melancia.

Em pesquisas realizadas na Alemanha pelo Dr. Helmut Sies constataram que o licopeno é um varredor de radicais livres, evitando o câncer.

O suco da polpa da melancia, incluindo as sementes, elimina mais rapidamente o ácido úrico do organismo, fazendo com que os filtros renais funcionem melhor durante a passagem de água por eles.

A melancia é composta de 90% por água e possui apenas 31 calorias.

A água-de-coco contém muitos minerais, que são ótimos para hidratar e remineralizar o organismo, possuí apenas 20 calorias por 100 ml.

O pepino é alcalinizante, refrescante e excelente mineralizante (contém fósforo, potássio, cálcio, enxofre, etc), além de ser laxante.

É usado com muito sucesso no combate à gota e ao ácido úrico, a combinação dos legumes, suco de pepino e cenoura é recomendada por hospitais naturalistas, pelo seu efeito benéfico no tratamento de ácido úrico e gota.