O Básico do Marketing

O marketing é de importância fundamental na economia como um todo, nem todos sabem, mas existem alguns princípios básicos de marketing que servem para guiar tanto o conceito como a ação do marketing.

O primeiro princípio do marketing é o próprio conceito do marketing em si, ele reconhece que os objetivos de longo prazo sejam eles financeiros ou sociais, poderão ser mais facilmente alcançados se o cliente estiver extremamente satisfeito, daí pode ser deduzido que o cliente é o centro de tudo, esse é o primeiro e o principal princípio.

A verdade é que os clientes não compram produtos, esse é o segundo princípio fundamental, os clientes compram o que o produto faz para eles, em outras palavras, os clientes estão menos interessados nas características técnicas do produto ou serviço do que nos benefícios que eles obtêm por meio da compra, uso ou consumo do produto ou serviço.

O marketing é importante demais para ser deixado a cargo apenas do departamento de marketing, o marketing é uma tarefa de todos, e as ações de todos podem ter um impacto sobre os clientes finais e sobre sua satisfação.

Torna-se mais evidente a cada dia que a maioria dos mercados não é homogênea, e sim constituída de clientes individuais diferentes, enquanto alguns clientes compram um carro para se locomoverem a baixo custo, outros o farão porque desejam viajar de forma confortável ou segura, ao passo que outros, ainda, o fazem por motivos de status ou para satisfazer e projetar sua auto-imagem.

Os produtos e serviços que tentam satisfazer um mercado segmentado por meio de um produto padronizado geralmente fracassam ao tentar satisfazer diferentes tipos de clientes ao mesmo tempo e se tornam vulneráveis a concorrentes que tem metas mais objetivas.

É preciso ter o conhecimento e saber como agir com as mudanças, pois os mercados e os clientes estão sempre mudando, mas é um erro afirmar que a única coisa constante é a mudança, pois os mercados são dinâmicos e praticamente todos os produtos têm uma vida limitada até ser descoberta uma nova maneira de satisfazer o desejo ou a necessidade que os geraram, em outras palavras, até que apareça uma outra solução ou outro fornecedor do benefício.