O Ciclo do Cálcio

O cálcio é um elemento químico muito importante para os seres vivos, pois é parte constituinte dos esqueletos e conchas, além disso, atua em processos metabólicos, como na condução dos impulsos nervosos, na contração muscular e na coagulação do sangue.

As fontes primárias do cálcio são as rochas calcárias, que sofrem ação dos agentes do intemperismo, os quais provocam a sua erosão levando os sais de cálcio para o solo.

O intemperismo é o conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a destruição física, e composição química das rochas, formando os solos.

Os vegetais absorvem do solo os sais de cálcio, e os animais o obtêm através da cadeia alimentar, com a decomposição dos animais e vegetais mortos, o cálcio retorna ao solo, e finalmente é carregado pelas chuvas para os rios e mares.

Nos oceanos, o cálcio é absorvido pelos animais na formação dos seus esqueletos, com a morte desses organismos, seus esqueletos se depositam no fundo do mar, associam-se a outros tipos de resíduos e originam uma rocha sedimentar, depois de um longo período de tempo.

As mudanças lentas e graduais da crosta terrestre podem fazer com que essas rochas sedimentares alcancem a superfície, completando o ciclo.