O Ciclo do Fósforo

O fósforo é encontrado na natureza sob a forma de fosfatos, as rochas ricas em sais minerais de fosfatos são chamadas rochas fosfatadas.

Essas rochas sofrem erosão e liberam esses compostos para o solo, os vegetais absorvem esses sais e os utilizam para a produção de ácidos nucléicos e outras substâncias vitais.

Através da cadeia alimentar, os fosfatos passam para os animais adquirindo assim as mesmas funções que desempenhavam nos vegetais, pela decomposição esse elemento retorna ao solo, sendo carregado pelas águas e conduzido para os oceanos, uma pequena parte é utilizada pelos organismos marinhos e o restante permanece sedimentado no fundo dos mares, sem que seja aproveitado.

O fosfato absorvido pelas algas marinhas é transmitido para os peixes e destes para as aves marinhas, através da cadeia alimentar, as aves eliminam uma grande quantidade de fosfato através dos excrementos que são depositados sobre as rochas litorâneas, e formam a acumulação de fosfato de cálcio resultante de excremento de aves marinhas (guano).