O Refluxo Gastro Esofágico

O tratamento do Refluxo Gastro Esofágico é baseado na orientação alimentar, no controle do “stress”, na elevação de cabeceira da cama, e muitas vezes, o uso de medicações que diminuem a acidez do estômago.

Os resultados não aparecem no mesmo instante, levam dias para o desaparecimento total dos sintomas.

Xaropes para tosse não são eficazes, assim como outros sintomas, o desaparecimento é gradual.

O Refluxo Gastro Esofágico produz azia, dor no estômago e regurgitação dos alimentos, o Refluxo Gastro Esofágico apresenta sintomas como tosse seca, coceira na garganta, pigarro, sensação da garganta estar fechando, rouquidão, e outros sintomas, que, geralmente pioram ao se deitar.

O estômago produz o ácido clorídrico para a proteção da mucina, e o esôfago é protegido pela enzima que digere proteínas, e a proteção é ativada pela acidez.

Todos nós temos um refluxo fisiológico para o esôfago, pequenas quantidade de substâncias não causam a destruição da proteção da mucina, por isso, não gera sintomas.

Mas quando a quantidade, ou a freqüência do refluxo aumenta a proteção é destruída, e surge lesão no estômago ou no esôfago, e o sintoma da lesão é a dor em queimação ou a gastrite. Mas a garganta não possui a proteção de mucina, nem do refluxo fisiológico.

Basta a pepsina ser ativada pelo ácido e alcançar a garganta para que existam lesões e sintomas diferentes do Refluxo Gastro Esofágico, já que a sensibilidade e inervação da garganta é muito maior.

A sensibilidade da garganta é tão grande em relação ao estômago, que um fio de cabelo no esôfago ou no estômago pode nem ser percebido, mas na garganta incomoda bastante, por isso, o sintoma de dor em queimação na garganta tem relatos raros.

Muitos pacientes apresentam os sintomas de Refluxo Gastro Esofágico depois de uma virose ou gripe, ficando com uma tosse seca persistente, é a chamada tosse de cachorro.

Como se a agressão do vírus à garganta fosse a gota d’água que faltava para o início dos sintomas nestas pessoas, que com certeza já tinham refluxos de grau leve sem sintomas.