O Tamanho dos Átomos

Como você já deve estar sabendo, o átomo é tão pequeno que é impossível vê-lo a olho nu, alguns segmentos científicos comentam que atualmente é possível ver um átomo utilizando microscópio muito potente, mas a literatura não afirma tal fato, portanto, partimos da antiga suposição que é impossível medir a massa de um átomo utilizando uma balança e as unidades que são usadas na medição de massa, como grama, quilograma, etc.

Para determinar a massa atômica, os cientistas precisavam de algo que pudesse ser usado como padrão, e foi assim, que em 1961, eles adotaram como átomo-padrão o átomo do carbono com o número atômico igual a seis e o número da massa igual a 12.

Em seguida, imaginaram esse átomo dividido em 12 partes iguais e consideraram uma dessas partes como a unidade de massa atômica.

Pare e pense, imagine um átomo de carbono sendo dividido em doze partes iguais, se ainda não se achou, saiba que a unidade de massa atômica corresponde à massa de ½ do carbo no 12.

A confusão parece ter ficado maior não é? Então, cito um exemplo:

Quando é dito que a massa atômica do hélio é quatro, o que está sendo dito é que sua massa é quatro vezes maior que a massa do carbono 12.