Os Átomos e os Números

Em outros links desta seção foram citados vários temas relacionados ao átomo, mas existem dois temas que são, digamos, essências, um deles é o da combinação dos átomos para dar origem a outras substâncias, e até o exemplo de que dois átomos de hidrogênio (H) podem ser combinados com um átomo de oxigênio (O), dando origem a uma molécula de água foram citados.

Como já sabemos, os átomos que tem 8 elétrons na última camada dificilmente se combinam com outros, eles são estáveis, isso ocorre com os átomos dos gases neônio, argônio, xenônio, criptônio e radônio, que por isso receberam o nome de gases nobres, o gás hélio também é um gás nobre, mas ele é uma exceção, pois tem apenas 2 elétrons na última camada eletrônica.

Outro tema relacionado ao átomo que gera muita dúvida e também muita confusão é o número de prótons em cada átomo, então o texto a seguir, de forma reduzida e simplificada, cita o número atômico e o número de massa.

Número atômico:

O número de prótons, que não varia, recebe o nome de número atômico e serve para identificar o elemento químico, cada número atômico é exclusivo de um determinado elemento químico.

Um exemplo a ser citado é o número atômico do hidrogênio que é 1, o motivo é que o átomo de hidrogênio possuí apenas um próton.

Número de massa:

O número de massa do átomo é obtido com o número de prótons com somado ao número de nêutrons, o resultado da soma é o número de massa do átomo.

Compare os 2 átomos mostrados na figura abaixo, memorize ou anote o número atômico e o número de massa de cada um deles, com certeza, não existirão mais dúvidas com relação ao numero atômico e ao número de massa.