O Fim dos Dinossauros

Há 65.000.000 de anos pode ter acontecido a colisão de um asteróide com a Terra, será que foi essa colisão que causou a extinção dos animais pré-históricos?

Os dinossauros dominaram a Terra por mais de 100 milhões de anos e morreram subitamente 65 milhões de anos atrás.

O mesmo destino tiveram os amonites, a maioria dos répteis marinhos, várias espécies de plâncton e marsupiais, mas os mamíferos pequenos e primitivos sobreviveram, assim como aves, insetos, lagartos e anfíbios.

Em algumas partes do mundo, a maioria das plantas também foi extinta, especula-se sobre o que realmente aconteceu.

As teorias mais prováveis sugerem um ou vários impactos importantes de asteróides que poderiam ter derretido a crosta terrestre, causando graves perturbações atmosféricas e gerando imensos tsunamis e incêndios, seguidos por uma queda drástica do nível do mar.

Um dos locais associados a esse fenômeno fica próximo à costa do Yucatán, alvo do impacto de um asteróide de 10 quilômetros de diâmetro.

Mas não está claro por que alguns grupos de animais foram aniquilados enquanto outros sobreviveram.

Mas pode ser facilmente percebido que animais menores e capazes de se esconder debaixo da terra foram menos afetados do que os grandes habitantes da superfície, e as espécies que nadavam na superfície sofreram mais do que as criaturas que se alimentavam no fundo do mar.

Mas a sobrevivência das aves sugere que as perturbações atmosféricas podem ter sido bem breves.